Envio gratuito a partir de 70 €

60 dias para devolução

Recomendações de especialistas

+351 308 802 876

Iluminação LED - tudo o que precisa saber

Tempo de leitura 5 min

Certamente já ouviu falar destas iluminações. Talvez até esteja a pensar comprar mas ainda está a hesitar ou não tem informação suficiente? É por isso que estamos aqui para lhe trazer um artigo resumido sobre iluminação LED que lhe dirá tudo o que é importante sobre o assunto.

Porquê iluminação LED?


Quando viajamos numa linha temporal, encontramos quatro tipos básicos de desenvolvimento de fontes de luz. Desde as clássicas (tungsténio), passando pelas de halogéneo, as económicas e as LED (Light Emitting Diod). E a sequência temporal que culmina em 1962 com a invenção das lâmpadas LED também nos revela os saltos tecnológicos e as vantagens associadas às fontes de luz mencionadas. 

8 vantagens principais da iluminação LED

 

Existem 2 vantagens principais na aquisição de lâmpadas LED. A primeira é o baixo consumo de energia, que, em comparação com uma lâmpada clássica, permite poupar até 90%. Nem mesmo as lâmpadas de halogéneo podem ser comparadas com as lâmpadas com tecnologia LED, uma vez que são três vezes mais caras. Para além da poupança de energia, a iluminação LED também proporciona uma vida útil mais longa, ultrapassando os outros tipos em 25 000 horas de iluminação. E mais ainda: A vida útil da fonte LED não é reduzida pelo facto de se ligar ou desligar frequentemente. Em última análise, o baixo consumo e a maior duração da iluminação LED fazem com que valha a pena do ponto de vista financeiro, uma vez que ambas as vantagens compensam o seu custo mais elevado ao longo do tempo. A lista de benefícios não termina aqui. Outras vantagens importantes incluem: 

  • Baixa temperatura, graças à qual não há sobreaquecimento.
  • Máxima potência, que é atingida imediatamente após a ligação.
  • Elevada durabilidade, ideal para utilização no exterior.
  • Funcionamento seguro, minimizando o risco de choques elétricos.
  • Vantagem ecológica que garante a ausência de substâncias nocivas e a utilização de materiais recicláveis.


Como escolher a iluminação LED adequada

Em primeiro lugar, tem de pensar nas suas necessidades e na funcionalidade exigida. Quer luzes exteriores? Então, deve ter em conta um indicador importante. Trata-se do valor de proteção IP, que lhe mostrará o grau de proteção da fonte contra influências externas, que incluem principalmente as condições atmosféricas. Quanto mais elevado for o valor, maior é o grau de proteção. Mas não se esqueça de que também pode “chover” no interior. Por isso, uma luz com uma proteção IP mais elevada também será adequada, por exemplo, na casa de banho ou na cozinha. Em qualquer sítio onde haja água. Para todos os tipos de candeeiros, bem como para as lâmpadas, a luminosidade (intensidade) e a cor da luz (cromaticidade) são também atributos muito importantes que determinam a atmosfera do ambiente em que se encontram. Por último, mas não menos importante, é necessário mencionar a importância do design e da configuração geral da iluminação em casa. E uma vez que já sabe o que deve ter em conta na escolha, podemos avançar e fazer escolhas arrojadas.


 

Sala de estar e quarto

Passamos muito tempo na sala de estar, por isso não devemos subestimar as luzes LED que escolhemos para essa divisão. O básico são candeeiros de teto, candelabros ou projetores, idealmente em tons de branco quente para que não brilhem demasiado. Para uma experiência verdadeiramente perfeita de ouvir ou ver televisão, pode recorrer à nossa vasta seleção de fitas LED. No entanto, há noites em que nos apetece simplesmente relaxar. Pequenos candeeiros dão-lhe a sombra no canto da sala, ou uma luz perfeita para ler um livro favorito. Para além da sala de estar, o tom amarelo suave da cor branca quente da luz é também uma escolha adequada para o quarto. Aqui, a luz do teto é, mais uma vez, a base da iluminação da divisão. Tal como na sala de estar, pode completá-la com um pequeno candeeiro para acompanhar os seus momentos enquanto lê o livro.


Cozinha

Tal como na sala de estar, o candeeiro de teto é a base da iluminação da cozinha. Permite iluminar as atividades menos exigentes. Se tiver tetos mais baixos, pode optar por candeeiros de superfície e, se tiver tetos mais altos, recomendamos um candeeiro de altura regulável. Mas a cozinha é uma divisão que precisa de uma fonte de luz ainda mais intensa. Os projetores ou as luzes LED embutidas permitem iluminar prateleiras e nichos; para a iluminação do balcão da cozinha, recomendamos tiras LED que iluminam uniformemente o espaço pretendido. Em ambos os casos, os tons de branco diurno são adequados.

 

Casa de banho

Esteja seguro e veja-se bem. Estes são os dois parâmetros principais que as luzes de casa de banho devem ter. O primeiro será assegurado por luzes LED com um grau mais elevado de proteção IP, que protegem contra danos causados pela água ou pelo ar húmido. Durante o duche e a maquilhagem ao espelho, o branco diurno da luz é mais do que suficiente. Tanto para a luz de teto como para a que está ligada ao espelho da casa de banho. 


 

Quarto e escritório das crianças  

A combinação de cor branca quente ou branca diurna é perfeita para um quarto de criança e um escritório. E isso deve-se ao facto de serem multifuncionais. Ambas as divisões requerem também uma combinação de luz de teto com um pequeno candeeiro de mesa. No quarto das crianças, não esqueçamos os elementos lúdicos ou um candeeiro de cabeceira. 


 

Corridors, stairs, garages and basements

Ceiling, wall, LED spotlights. But also sensor lights. For LED lights for corridors, stairs, garages, or basement areas, consider using a cool white light shade to improve your orientation in space due to its intensity. 


 

Exterior 

A nossa loja tem muitos tipos de luzes LED para exterior. Ao escolher, tenha em atenção o grau de proteção IP, que se refere à resistência da luz durante as intempéries. Pode colocar alguns dos candeeiros de parede LED para exterior na porta de entrada, com um sensor ou um interruptor clássico. Uma escolha popular para o seu jardim será uma variedade de projetores LED. E não se esqueça do candeeiro LED de exterior no jardim ou junto à piscina. O terraço ou a área de estar exterior com um gazebo fica perfeitamente iluminado com candeeiros LED pendentes. 


Um último conselho: poupar 

A iluminação LED vai ajudá-lo a poupar ainda mais energia e dinheiro se escolher o tipo correto. O primeiro é a iluminação LED com sensor. Esta garante poupanças simplesmente porque nunca brilha desnecessariamente. Outra vantagem é o seu conforto. O sensor acende a luz quando detecta o movimento e volta a apagá-la quando se apercebe de que saiu do alcance da fonte. Assim, poupa tempo à procura do interruptor da luz. Outras opções económicas para o ajudar a poupar energia e tempo são as lâmpadas inteligentes. Para além de consumirem menos energia à medida que diminuem a intensidade da luz, a sua vantagem é a automatização. Nunca mais se vai encontrar numa situação em que se esquece de apagar as luzes quando sai de casa. Porque elas podem desligar-se sozinhas. Se está à procura das últimas tendências, então pode dar uma vista de olhos à iluminação ultra-eficiente. Esta utiliza novas tecnologias para reduzir a pegada de carbono, o desperdício de materiais e o consumo de energia. A iluminação ultra-eficiente atinge uma vida útil quase inacreditável de até 50.000 horas (o equivalente a 50 anos).

Autor do artigo: