Levý banner
Pravý banner
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Resumo dos tipos de tomadas em países estrangeiros

Notícias e anúncios

Vai de férias para um país estrangeiro? Há algumas coisas, noutros países europeus ou em países fora da Europa, que podem ser surpreendentes para si. Sabia que em certos países existem diferentes tipos de tomadas?

Que tipos de tomadas existem?

Se decidiu ir de férias ou em viagem de negócios, não pode esquecer algum equipamento que é obrigatório. Por exemplo, ligar um portátil ou um carregador num hotel é um requisito com o qual se pode simplesmente contar. Mas antes de ir para alguns países precisa de procurar alguma informação, por exemplo, se existem tomadas clássicas que pode encontrar em checo ou se vai precisar de um adaptador para que possa ligar todos os seus dispositivos sem problemas. 

Entre os tipos mais comuns que pode encontrar, por exemplo, em destinos muito populares, onde os checos gostam de ir de férias como a Croácia, Espanha ou Grécia, estão as tomadas de tipo E, F e C.




Tomada tipo E

Na República Checa, temos mais frequentemente tomadas monofásicas com uma voltagem de 230 V. Trata-se de uma tomada clássica, onde se encontra a cavidade esquerda e direita e um pino de ligação à terra na parte superior. Este tipo de tomada também pode ser chamado de tomada francesa. Podemos ver este tipo de tomada na República Checa, França, Bélgica, Eslováquia ou Polónia. Por isso, pode relaxar se for a estes países.  Aqui não precisa de qualquer redução.



Tomada tipo F

Outra tomada muito conhecida é uma tomada do tipo F. Pode ouvir falar dele sob o nome de tomada alemã ou Schuko. Esta tomada não tem um pino de terra, em vez disso, existem duas tiras de terra. Estão na parte superior e inferior. Como já se pode ver, esta tomada é utilizada na Alemanha, mas também em algumas partes de África e da Ásia. Aqui é necessário encontrar informações sobre a tomada e comprar um adaptador, caso necessite de um.


Tomada tipo C

Esta tomada é conhecida como uma ficha Euro. É utilizada para dispositivos que têm duplo isolamento e não requerem um fio terra. Este tipo de tomada é compatível com tomadas de tipo E e F.


Outros tipos de tomadas

Os 3 tipos de tomadas anteriores são as mais comuns que podemos encontrar em países estrangeiros. No entanto, existem outras peças não tradicionais que também se podem encontrar durante a sua viagem.

Tomada tipo J

Pode encontrar esta tomada na Suíça. É semelhante a uma tomada do tipo C. No entanto, existe uma diferença significativa. Tem 3 pinos. O do meio é depois ligado ao fio de terra.


Tomada tipo L

Se for a Itália, poderá encontrar diferentes tipos de tomadas. Depende do local específico. Pode ver aqui uma tomada de tipo C ou F. No entanto, há outro tipo que não é tão comum. E essa é a tomada de tipo L. Tem três pinos numa fila. Podem até estar em duas versões.



Tomada tipo K

A Dinamarca é definitivamente um belo país que vale a pena visitar. No entanto, mesmo aqui pode encontrar outras tomadas para além das que estamos habituados. Esta é uma tomada do tipo K. Aqui pode ver três pinos. Dois deles são redondos e um é semicircular. Estas tomadas são compatíveis com tomadas de tipo C.



Tomada tipo G

Bem conhecida é também uma tomada do tipo G. Esta pode ser vista na Grã-Bretanha, para a qual já é típica. Tem uma secção transversal rectangular e três pinos. Também podemos ouvir falar dela em ligação com a chamada norma britânica BS 1363. No entanto, o Reino Unido não é o único país onde estas tomadas são utilizadas. Podemos também encontrá-las em Seicheles, Maldivas e outros destinos populares.


Tomadas de tipo A e B

Se vai para o Japão ou para os EUA, deve ter cuidado. Aqui, a rede eléctrica é construída de forma completamente diferente do que nos países europeus. A tensão normal nos EUA não é 230 V, como estamos habituados a fazer aqui, mas 110 a 120 V. Assim, se os seus dispositivos não estiverem adaptados a este tipo de tensão, tem um problema. Para a maioria dos dispositivos como carregadores ou computadores portáteis, isto não é um problema. No entanto, para os outros, é necessário averiguar.



Em alguns países, como a Tailândia, que é também um destino de férias popular, podemos deparar-nos com vários tipos de tomadas. Por isso, é sempre necessário descobrir com antecedência quais as que se encontram no seu alojamento.

Dependendo do local a visitar, talvez seja necessário obter um adaptador adequado. No entanto, alguns adaptadores não estão frequentemente disponíveis em lojas normais. Portanto, informe-se com antecedência sobre as tomadas para que as obtenha e as tenha prontas a tempo. 

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16:30h)

Pergunte

Copyright © 1990 - 2024 Donoci, s.r.o., todos os direitos reservados. Informação sobre o processamento de dados pessoais. i