Levý banner
Pravý banner
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Como ler um rótulo energético

Notícias e anúncios

A leitura do rótulo energético é mais fácil do que parece. Iremos provar-lho nos próximos parágrafos.

O rótulo energético marca e classifica os produtos de acordo com as suas exigências energéticas. Por outras palavras, vamos ajudá-lo a imaginar quanto custa o produto que pode esperar. E também motiva os fabricantes a criar produtos com melhor qualidade e produtos que sejam mais económicos em termos energéticos.

O que irá ler no rótulo energético?

A forma corrente dos rótulos energéticos é muito simples. Na embalagem do produto, encontrará um total de 7 classes energéticas distinguidas por cor (do melhor verde ao pior vermelho) e as letras de A a G. A letra A significa a fonte menos consumidora de energia, e a letra G a mais exigente. Pode encontrar a classe específica do produto através da seta preta e da letra branca no lado direito do rótulo. O rótulo também contém informação sobre o consumo em quilowatts por 1 000 horas, que é um valor que corresponde à média anual de iluminação doméstica. Encontrará também um código QR nas etiquetas energéticas, através do qual pode aceder à base de dados europeia de produtos (EPREL). Nela, encontrará informação detalhada sobre o produto.


Nota: Num website, o rótulo energético pode ser substituído por uma seta de energia básica (encontrá-lo-á logo após clicar no produto). A seta irá reencaminhá-lo para o rótulo mais detalhado do produto específico. 


Classificação original dos rótulos energéticos

Talvez se lembre da classificação original das etiquetas energéticas com as categorias A+++, A+++, e outras. Não admira, a mudança só aconteceu recentemente, em Março de 2021. Todos os produtos que entraram no mercado depois de 1/5/2021 devem levar a forma corrente. E em 2024, só se devem encontrar os novos rótulos. 

Porque é que existe uma mudança? 

Havia algumas razões para a mudança. Principalmente porque nos últimos anos, o desenvolvimento levou ao facto de todas as iluminações elétricas, dispositivos e lâmpadas se terem tornado cada vez mais eficientes e econômicas em termos energéticos. As diferenças entre as classes A+, A++, ou A+++ misturadas devido a isso. E a sua marcação com as mesmas letras (com sinais de mais) era confusa. A nova etiquetagem tem mais uma vantagem para nós consumidores, para além de uma melhor orientação.  É mais estrita. Por exemplo, os produtos da classe mais alta A ++++ poderiam ser classificados recentemente até à categoria C. Atualmente, mesmo as categorias A e B estão quase vazias, o que cria espaço para outros recursos inovadores no futuro.

O produto não tem o rótulo energético

De acordo com o regulamento, não encontrará o rótulo energético em todas as iluminações. Aplica-se aos seguintes casos: 


Iluminações sem fonte de luz. Ao comprar um candelabro, candeeiros, e outras iluminações sem uma fonte de luz, não haverá rótulo energético. O consumo de energia da iluminação resulta da fonte de luz que o próprio cliente utiliza na iluminação. 

A fonte de luz pode ser removida. Estas são iluminações com uma fonte de luz que pode ser substituída. A classe de energia pode ser encontrada nas instruções e só se aplica à fonte de luz em questão. 

A fonte de luz não pode ser removida. Isto significa que a iluminação inclui uma fonte de luz que é uma parte fixa da iluminação. Por exemplo, tiras LED. Neste caso, é possível encontrar a eficiência energética nas instruções e esta só se aplica à fonte de luz dada.

Outras exceções. Outras exceções que não têm uma rotulagem energética incluem, por exemplo, lanternas a pilhas, fontes de luz tecnológicas especiais, fontes de luz para veículos motorizados, ou fontes de luz coloridas (iluminação de Natal e outros pequenos artigos decorativos).

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16:30h)

Pergunte

Copyright © 1990 - 2024 Donoci, s.r.o., todos os direitos reservados. Informação sobre o processamento de dados pessoais. i