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Política de devolução

Tempo de leitura 5 min
Sobre a compra

Se os produtos não corresponderem às suas necessidades ou estiverem danificados, lamentamos muito e teremos todo o prazer em prestar-lhe um serviço de reclamação. O que fazer quando isso acontece?

Disposições gerais

A política de devolução descreve uma cooperação comercial entre o comprador e o vendedor, o operador da loja virtual, a empresa Alasans s.r.o. com sede social em Pražská 2532/4, 67801 Blansko, ID 47539569, VAT ID CZ47539569, que está registada no Registo Comercial.


A política de devolução é um tipo de documento que informa o comprador dos termos, métodos e possibilidades de reclamação de bens defeituosos ou danificados. Os direitos e obrigações das partes contratantes relativos à responsabilidade do vendedor por defeitos, incluindo a responsabilidade da garantia, são regidos pela legislação aplicável.


Antes de encomendar uma encomenda, o comprador é obrigado a familiarizar-se com as condições gerais de venda e com a política de devolução. Ao efetuar uma encomenda vinculativa, o comprador confirma que está familiarizado com tudo e que concorda com a política de devolução e com os termos e condições comerciais.


Período de garantia e cartão de garantia

O comprador emite, para cada artigo vendido, um documento como uma fatura ou um recibo que serve de documento de garantia e, por conseguinte, é emitido com todos os dados necessários (nome, preço, quantidade...) para uma eventual reclamação.


Se os bens não forem comprados pessoalmente, a receção dos bens significa o momento em que o transportador entrega os bens ao comprador, dando início ao período de garantia.


O vendedor é responsável por garantir que o artigo vendido está em conformidade com o contrato de compra e venda e, nomeadamente, que não apresenta defeitos. Por conformidade com o contrato de compra e venda entende-se que o bem vendido tem a qualidade e as características úteis exigidas pelo contrato, pelo vendedor, pelo fabricante ou pelo seu agente representante ou, com base na publicidade por eles realizada, a qualidade e as características úteis esperadas para um bem do tipo habitual para satisfazer as exigências da legislação, que se encontra na quantidade, quantidade ou peso adequados e que corresponde ao objetivo declarado pelo vendedor para a utilização do bem ou para o qual o bem é normalmente utilizado.


Se o artigo não estiver em conformidade com o contrato de compra e venda (a seguir designado por "conflito com o contrato de compra e venda") quando for tomado a cargo pelo comprador, este tem direito a que o vendedor coloque o artigo num estado que corresponda ao contrato de compra e venda, gratuitamente e sem demora injustificada, substituindo ou reparando o artigo; se tal procedimento não for possível, o comprador pode solicitar um desconto razoável no preço do artigo ou rescindir o contrato. Esta disposição não se aplica se o comprador tiver conhecimento do conflito com o contrato de compra e venda antes de tomar posse dos bens ou se ele próprio tiver causado o conflito com o contrato de compra e venda. Os conflitos com o contrato de compra e venda que ocorram no prazo de seis (6) meses após a receção do artigo serão considerados como conflitos já existentes no momento da receção, a menos que tal seja contrário à natureza do artigo ou que se prove o contrário. 


Se os artigos não se estragarem rapidamente ou já tiverem sido usados, o vendedor é responsável pelos defeitos que se revelem contrários ao contrato de compra e venda após a receção do artigo durante o período de garantia. 

Os direitos do comprador decorrentes da responsabilidade do vendedor por defeitos, incluindo a responsabilidade do vendedor pela garantia, são reclamados pelo comprador junto do vendedor no endereço do seu estabelecimento. O momento em que a reclamação é feita é considerado o momento em que a vontade do comprador (que exerce o direito de indemnização por defeito) chega ao vendedor (por exemplo, por telefone, e-mail, pessoalmente), mesmo sem que o produto reclamado tenha sido entregue pelo consumidor ao vendedor. Depois de reclamar os produtos, o comprador espera que o vendedor o contacte para chegar a um acordo sobre o envio dos produtos ao vendedor.


A garantia também não cobre danos causados por (se essa atividade não for uma atividade normal e não for proibida nas instruções de utilização anexas):


a. danos técnicos nos produtos, 

b. utilização dos produtos em condições que não correspondam à sua temperatura, poeira, humidade, influências químicas e técnicas do ambiente, que é determinado pelo vendedor ou pelo fabricante,

c. instalação não profissional, manipulação, operação ou negligência no cuidado dos produtos,

d. os produtos tenham sido danificados por carga excessiva ou utilização contrária às condições especificadas na documentação ou nos princípios gerais

e. realização de uma intervenção não qualificada ou alteração de parâmetros,

f. os produtos que tenham sido modificados pelo cliente (pintura, dobragem, etc.), se o defeito tiver surgido em resultado dessa modificação

g. os produtos foram danificados por fenómenos naturais ou de força maior.


AVISO:  As lâmpadas (fontes de luz) que são entregues com as iluminações compradas como oferta ou completamente grátis são artigos publicitários. A garantia não as cobre.
 
O período de garantia legal é de 24 meses. No entanto, garantimos um período de garantia alargado para alguns produtos. A duração do período de garantia é especificada para cada produto apresentado. A garantia aplica-se a todas as iluminações, exceto as lâmpadas. 

Procedimento de reclamação

Se o comprador quiser reclamar os produtos adquiridos na loja eletrónica Alasans.PT, pode utilizar a opção rápida preenchendo este FORMULÁRIO ONLINE, no qual indicará o número da fatura ou o número da encomenda e descreverá o defeito. Também é bom anexar uma fotografia que documente o defeito. Em particular, as fotografias devem ser documentadas no caso de um pedido de indemnização por danos ocorridos durante o transporte. No prazo de dois dias úteis, o comprador será contactado e será informado sobre o procedimento de reclamação seguinte ou sobre a possibilidade de reclamar o desconto, incluindo a morada para onde o comprador enviará os artigos reclamados.


O comprador será contactado em breve (no prazo máximo de 2 dias úteis) por um funcionário do departamento de reclamações através do e-mail ou número de telefone mencionados.


Recomenda-se o envio da encomenda na embalagem original ou numa embalagem de transporte conforme, uma vez que o vendedor não é responsável por quaisquer danos técnicos antes da receção da encomenda.


No caso de uma reclamação legítima, o comprador tem direito ao reembolso dos portes de envio ao nível mais baixo necessário para uma entrega segura (deve ser apresentada uma prova deste transporte).


Em caso de reclamação injustificada, o comprador não tem direito a indemnização pelas suas reclamações e, ao mesmo tempo, o vendedor não tem direito a indemnização pelos custos incorridos por este (a menos que o consumidor tenha feito repetidas reclamações injustificadas, por exemplo, que já se possa deduzir como um abuso dos direitos do consumidor).


Tratamento das reclamações
O vendedor ou o fabricante avaliará a legitimidade da reclamação relativa ao defeito dos bens e, após a avaliação, informará o comprador por telefone ou por correio eletrónico sobre a forma como a reclamação será tratada.


O prazo para o tratamento de reclamações é de 14 dias e baseia-se na legislação em vigor.

Em caso de alguma reclamação relativa a painéis fotovoltaicos ou acessórios fotovoltaicos, não tente desmontá-los. Em muitos casos, o problema pode ser resolvido à distância por um técnico de assistência. Por isso, aguarde o contacto de um membro da nossa equipa técnica.

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