Levý banner
Pravý banner
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Efeitos da iluminação direta e indireta

Notícias e anúncios

Todas as casas precisam de iluminação adequada. Para alguns fins diretos, para outros indiretos. Mas qual é a diferença?

Para cada casa ou apartamento, todos compram várias iluminações. A forma como a luz vai brilhar é um dos principais aspetos na escolha. Distinguimos dois tipos de iluminação. A direta e a indireta. Mas o que significa isso na prática? 

Iluminação direta

Quando ouve iluminação direta, provavelmente imaginará uma luz forte e brilhante. São iluminações que estão apontadas para uma determinada sala ou um objeto. Isto significa que elas brilham diretamente. Podemos utilizar esta forma de iluminação para vários fins. A iluminação direta é utilizada, por exemplo, como uma iluminação básica ou principal ou também em locais onde gostaria de iluminar uma determinada parte da sala ou destacar um determinado objeto. 

 

Iluminação indireta

Há uma diferença em relação à iluminação indireta, em contraste com a direta. É uma iluminação que é refletida do teto ou da parede e, desta forma, brilha uniformemente em toda a divisão. Para a iluminação indireta, a cor branca quente é mais frequentemente utilizada, o que garante uma atmosfera agradável e não ofusca.


O que pensar quando escolher

Com iluminação direta, é preciso ter sempre em mente que não deve haver encandeamento e que não deve brilhar diretamente nos seus olhos. A direção da sua iluminação deve então ser ajustada de modo a não refletir a partir de diferentes superfícies refletoras. Isto pode ser, por exemplo, uma televisão ou um ecrã de computador.

A iluminação indireta também pode causar fadiga ocular. Isso pode acontecer se for a única na divisão. Na prática, isto significa que a melhor e mais correta iluminação de toda a divisão é assegurada pela combinação certa de iluminação direta e indireta.

 

Como criar iluminação indireta 

A iluminação indireta é criada, por exemplo, com iluminação de teto ou de parede. Com iluminações de parede, a iluminação indireta cria tipos que emitem luz para cima ou sobre a parede. Também se pode criar iluminação indireta com outras iluminações com abajures menores ou maiores. As tiras LED colocadas na parte inferior dos móveis são perfeitas para este fim.

 

Exemplos da utilização de iluminação direta e indireta 

Vários tipos de iluminação são ótimos para iluminação direta. Para destacar diferentes lugares ou objetos, pode-se usar vários focos, que se podem dirigir para onde quer que se necessite. Dependendo do que necessita especificamente para iluminar, pode escolher focos de parede mais pequenos ou focos de teto. A iluminação direta é também assegurada por um candeeiro de chão. Um candeeiro de mesa servirá como iluminação direta para a mesa.

Diferentes tipos de iluminação são também adequados para iluminação indireta. No entanto, é sempre necessário ter em mente que a própria fonte de luz deve ser escondida. Para que a luz não brilhe diretamente, mas com a ajuda da reflexão. É adequada praticamente para qualquer lugar onde se queira descansar. Apenas emitem uma luz fraca, pelo que os seus olhos não doerão quando descansar e será capaz de relaxar confortavelmente. Várias tiras LED que pode colocar em diferentes extremidades de armários, mas também escadas ou corredores são também excelentes. Várias iluminações com abajures podem ser usadas no quarto ou na sala de estar.



Como já mencionámos, para cumprir o objetivo de iluminação direta e indireta, é necessário combinar bem estes dois tipos de iluminação. Esta é a única forma de garantir que os seus olhos não doem enquanto trabalha ou descansa, de modo a obter exatamente a luz de que necessita para cada atividade.

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16:30h)

Pergunte

Copyright © 1990 - 2024 Donoci, s.r.o., todos os direitos reservados. Informação sobre o processamento de dados pessoais. i