Comparar
Login
Registar
Levý banner
Pravý banner

Ligue-nos, estamos aqui para si

308 802 876 (Segunda a sexta, das 8h às 16h)
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

O que é o fluxo luminoso e a intensidade luminosa?

Fontes de luz
PedroPedro

Resposta:

Uma característica importante na procura de uma fonte de luz é o seu fluxo luminoso, que é normalmente indicado na caixa e expressa toda a quantidade de luz, que é emitida por uma fonte de luz em todas as direcções num segundo.

Ao comprar lâmpadas eléctricas, é necessário ter também em consideração a sua iluminação. A iluminação é sobretudo expressa pelo fluxo luminoso em lúmens (lm). Podemos notar esta unidade numa embalagem de lâmpadas. A quantidade desta unidade diz-nos, como uma determinada fonte de luz brilhará. As lâmpadas de tungsténio têm na sua maioria fluxo luminoso de cerca de 13,5 lm/W. As lâmpadas LED têm na sua maioria fluxo luminoso entre 30-110 lm/W. No entanto, a quantidade em Watts não é directamente proporcional à iluminação da lâmpada LED, razão pela qual os compradores não devem actuar para determinar o brilho de uma lâmpada LED, como foi possível ao escolher uma lâmpada padrão. A potência de entrada de uma lâmpada LED depende do número de díodos e da sua luminosidade, bem como da temperatura de cor. 
 
                                                                            
 
 
Fluxo luminoso
 
O fluxo luminoso é uma quantidade importante, que devemos prestar muita atenção quando escolhemos uma iluminação. Indica a energia luminosa, que é emitida por uma fonte luminosa num segundo, sendo por isso uma expressão de saída de luz.
 
 
Lâmpada normal Lâmpada de Halogéneo Lâmpada economizadora de energia Lâmpada LED Fluxo luminoso            
 25 W 25 W  5 W  3 W  210 - 204 lm 
 40 W 40 W  9 W  5 W  400 - 450 lm
 60 W 60 W 13 W  9 W  700 - 740 lm 
 100 W 100 W  22 W  15 W  1300 - 1500 lm 
 

Não é informação nova, que à medida que a lâmpada envelhece também o seu fluxo luminoso diminui. O fluxo luminoso decresce em quase todas as tecnologias de fontes de luz. Ao longo de toda a vida útil das lâmpadas compactas, o fluxo luminoso diminui para apenas 30 % do seu valor original. Com as lâmpadas LED, o fluxo luminoso cai para 70% do valor original no final da sua vida útil. A lâmpada LED não deve aquecer. As temperaturas superiores a 70° baixam o tempo de vida útil de uma lâmpada LED. A temperatura mais elevada pode ser causada por uma estrutura pobre de uma lâmpada, mas também por uma colocação inadequada. Por exemplo, não utilizar uma combinação de uma lâmpada LED e outra lâmpada sob o mesmo abajur.

Também é bom saber se o fluxo luminoso indicado está disponível instantaneamente ou se se acende gradualmente. As lâmpadas LED proporcionam a saída total de luz imediatamente. Ao contrário das lâmpadas fluorescentes compactas, que necessitam de alguns minutos para fornecerem a saída total de luz. É por isso que as lâmpadas fluorescentes compactas não são adequadas para divisões, onde se ligam e desligam com muita frequência. Ligar/desligar frequentemente também diminui significativamente a vida útil destas lâmpadas.

 
 
                                                                          
 
 
Intensidade luminosa 
  
 

A intensidade luminosa é a parte do fluxo luminoso que recai sobre uma superfície, por unidade de área e depende do fluxo luminoso de uma fonte de luz, do ângulo do feixe, bem como da distância da área medida em relação à fonte de luz.

É uma unidade muito importante e pode ser facilmente medida por um luxímetro. Os valores da intensidade luminosa para determinadas divisões estão listados na tabela seguinte:

 
 
 Tipo de divisão, trabalho ou atividade Intensidade (lx)
 Escadas 30
 Corredor70 
 Casa de banho 150 
 Cozinha, sala de jantar e de estar 250 - 350 
 Iluminação para leitura, escrever, pequenas tarefas 500 
 
A unidade de iluminação é o lux (lx), que é uma iluminação produzida por fluxo luminoso de 1 lm que incide sobre uma área de 1m². No entanto, a intensidade da luz é também determinada pela distância da fonte luminosa à superfície iluminada (quanto maior a distância, mais lúmens são necessários) e pelo ângulo/direcção da queda dos raios de luz (quanto menor o ângulo da queda dos raios de luz, mais fraca a iluminação). Ao adquirir uma fonte de luz, é aconselhável descobrir o número de lúmens (lm), que é indicado numa embalagem de lâmpadas. O número de lúmens é uma unidade de fluxo luminoso, que expressa a quantidade total de luz, que é emitida pela fonte de luz em todas as direcções num segundo.

Autor článku:

Pedro Produkťák, Překladači, Zákaznické_zahraničí

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Produtos RELACIONADOS

Ofertas especiais e boletim informativo directamente no seu e-mail

Siga as notícias a partir do seu e-mail

Cancelar subscrição do boletim informativo

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i