Envio gratuito a partir de 70 €

60 dias para devolução

Recomendações de especialistas

+351 308 802 876

Porquê e quando desligar os aparelhos

Tempo de leitura 3 min
Notícias e anúncios

Tem inúmeros aparelhos em casa que se ligam a uma tomada e funcionam de imediato. Mas quando é que é bom desligá-los da tomada?

Hoje em dia, é automático para nós. Liga-se a televisão com o controlo remoto, basta premir o botão no microondas e já está a aquecer. No computador, basta premir novamente o botão e já está. Há inúmeras coisas como estas. Muitos de nós deixamos os aparelhos ligados à corrente. É claro, é mais confortável. No entanto, desligá-los seria muitas vezes uma grande poupança de dinheiro.  

Quando desligar os aparelhos?

Se vai de férias ou para um lugar onde não estará em casa durante muito tempo, é bom fazer algumas coisas antes de partir. Uma vez que provavelmente conduzirá para longe de casa, provavelmente não quererá regressar desnecessariamente. Deve primeiro desligar a água.



A próxima coisa que não se deve esquecer é de desligar pelo menos alguns dos aparelhos da tomada. Afinal de contas, quando não se está em casa, tudo pode acontecer e, muitas vezes, deixar tudo ligado só irá causar complicações. Para além de ser mais seguro, poupar é mais uma razão. A maioria dos aparelhos permanece em modo de stand-by mesmo depois de serem desligados. Por conseguinte, a electricidade é constantemente consumida, mesmo que ninguém a utilize a toda a hora. Então, porquê atirar dinheiro pela janela desnecessariamente? E se é daqueles que gostam de poupar dinheiro, é bom desligar alguns electrodomésticos durante todo o ano. 

 


Um curto-circuito ou uma grande tempestade pode chegar a qualquer momento. A tempestade é outra razão para desligar imediatamente as tomadas eléctricas. E o que pode realmente acontecer se não o fizer? Se um raio atingir perto de sua casa numa linha eléctrica ou telefónica, é muito provável que destrua os dispositivos mesmo num grande raio.



Deve desligar de repente ou ocasionalmente, por exemplo, a TV da tomada. É necessário desligar a antena ou a box e todos os seus acessórios da rede. Se não for necessário ter o esquentador ou o ar condicionado ligados, é bom desligar também estes dois aparelhos. Afinal, o arrefecimento desnecessário do ar em toda a casa durante uma semana, quando ninguém está presente, seria um desperdício desnecessário de energia e dinheiro. Se conseguir descongelar e esvaziar o frigorífico e o congelador, pode também desligá-los. Pode poupar-lhe uma boa quantia de dinheiro. Se não, não os desligue, caso contrário, poderá correr o risco de inundação à chegada. Fogão, máquina de lavar roupa, secador. É também uma boa ideia desligá-los. Vale sempre a pena desligar os electrodomésticos da cozinha. No entanto, há muitos mais aparelhos como estes. Considere todos e não se esqueça de nada.


O que desligar regularmente?

Como já mencionámos, alguns aparelhos só precisam de ser desligados de repente. No entanto, há aparelhos que nunca devem ser desligados quando não estão a ser utilizados. Podemos começar por uma  chaleira elétrica. Os tipos mais recentes têm protecção contra o sobreaquecimento. No entanto, com os tipos mais antigos, pode facilmente acontecer que se esqueça de a desligar, e se a água estiver abaixo do mínimo, a chaleira sobreaquece e pode subsequentemente derreter, provocando um incêndio.



O carregador que se mantém ligado consome sempre energia. Não só lhe custa dinheiro, como também aquece e pode facilmente causar um curto-circuito e causar danos consideráveis. Quanto a um PC, não é uma boa ideia mantê-lo ligado o tempo todo. Um computador ligado consome uma quantidade considerável de energia, e o facto de estar sempre ligado pode realmente ser bastante caro. Portanto, se o mantiver ligado com frequência suficiente e não o quiser ligar e desligar a toda a hora, pelo menos aprenda a colocá-lo em hibernação correctamente. Isto poupa-lhe dinheiro em comparação com um computador clássico ligado.

Para além disso, se souber que raramente utiliza alguns aparelhos, desligue-os regularmente. Mesmo assim, pode poupar muito dinheiro num ano, que pode utilizar para umas boas férias.


Autor do artigo: