Hoje em dia, a cozinha é o centro de toda a casa ou apartamento, o que coloca maiores exigências a uma boa iluminação da cozinha. Como na maioria das outras divisões, apenas uma iluminação não é suficiente. O tipo de iluminação mais popular na cozinha são os candelabros, que são colocados ou no centro da divisão ou por cima da mesa de jantar. Depende sempre da forma e tamanho específicos da cozinha. Além disso, é também necessário iluminar a bancada de cozinha e para isso podemos recomendar vários tipos de iluminações.
Os mais populares são os tubos fluorescentes
As iluminações fluorescentes são as mais frequentemente utilizadas. Basicamente, é um tubo longo e fino no qual há uma iluminação fluorescente no interior. Claro que pode selecionar o comprimento com base no comprimento da sua bancada, no entanto, recomendamos que não se poupe na iluminação, porque precisa de ver corretamente, especialmente quando se trabalha com uma faca. A regra geral é que a bancada deve ser iluminada por cerca de 300 lx (pode ler mais sobre o número de Lux no nosso artigo Qual a potência que preciso numa lâmpada?
A vantagem das iluminações fluorescentes é a alta intensidade luminosa em toda a bancada, longa duração, segurança e baixo consumo de energia. Além disso, não ocupam muito espaço, pelo que são adequadas para colocação debaixo de armários. Estes tubos fluorescentes ou estão equipados com uma ligação direta ou uma ligação utilizando um cabo de alimentação. E se lhe faltarem tomadas na bancada, também pode adquirir uma iluminação fluorescente com uma ou duas tomadas incorporadas. As iluminações fluorescentes têm comprimentos diferentes e são controladas com pequenos interruptores localizados nos lados e podem também ser ligadas a outro interruptor de um armário de cozinha.