Comparar
Login
Registar
Levý banner
Pravý banner

Ligue-nos, estamos aqui para si

308 802 876 (Segunda a sexta, das 8h às 16h)
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Como escolher a temperatura de cor certa em fontes de luz?

Fontes de luz
PedroPedro

Resposta:

Ao escolher a iluminação, não devemos considerar apenas o aspecto financeiro, o que significa como poupar o máximo possível. O que também é importante é sentirmo-nos confortáveis quando a iluminação está a brilhar. Por conseguinte, devemos também considerar, qual a temperatura de cor que a fonte de luz em particular emitirá. Para maior clareza, o melhor é dividir a temperatura da cor em três tipos primários: branco quente, branco frio e luz do dia.

Branco quente - para relaxamento


Para a maioria das pessoas, o mais agradável e mais habitual é a cor branca quente. Esta cor tem uma tonalidade ligeiramente amarela. As lâmpadas padrão, lâmpadas de halogéneo, tubos fluorescentes mais caros, bem como as lâmpadas LED emitem este tipo de luz. No entanto, nas lâmpadas LED tem havido uma tendência para utilizar uma luz ligeiramente mais branca do que absolutamente amarela, como é o caso das lâmpadas normais. Desta forma, as lâmpadas LED aproximam-se da luz do dia e também a cor demasiado amarela não é boa para os olhos. 

A cor branca quente é recomendada nas iluminações, que teremos nas salas destinadas ao relaxamento e onde queremos sentir-nos confortáveis - principalmente quartos, salas de estar ou quartos de crianças.
 

 

Luz do dia - para trabalhar

As fontes de luz com temperatura de cor da luz do dia (por vezes designadas por branco neutro) são normalmente utilizadas em residências. As fontes de luz com esta cor branca têm uma tonalidade branca e são adequadas para espaços, onde realizamos uma actividade e onde precisamos de "ter uma boa visibilidade sem uma tonalidade amarela". Tais fontes de luz são especificamente recomendadas para cozinhas, casas de banho, corredores, quartos de crianças e escritórios
 

 

 
Branco frio - para actividade
 
O terceiro tipo é uma fonte de luz de cor branca fria. A sua iluminação é muito brilhante, vibrante. A temperatura da cor branca fria tem por vezes uma tonalidade azulada. Esta cor suporta a concentração e os olhos não se cansam tanto (a temperatura da cor branca fria é adequada para trabalhar com um computador. É possível encontrar fontes de luz com temperatura de cor branca fria em salas de estudo, escritórios, espaços comerciais e pavilhões industriais. Esta temperatura de cor é também útil em salas escuras, tais como caves.
 

Kelvins (K) determinam a temperatura da cor

 
Está a perguntar como descobrir, em que categoria de temperatura de cor a fonte de luz em particular pertence? É necessário saber quantos Kelvins a fonte de luz tem ou qual é a sua cromaticidade. A informação sobre Kelvins deve ser indicada na embalagem de cada fonte de luz. E aplica-se uma regra simples - quanto mais Kelvins mais branco ou mais azulado é a cor.
 
No que diz respeito à temperatura de cor, é também interessante mencionar a investigação do físico holandês Andries Kruithof. Ele descobriu a ligação entre a temperatura da cor de uma fonte de luz e a intensidade da iluminação. Segundo ele, as pessoas preferem a temperatura de cor quente a baixos níveis de iluminação, enquanto que à medida que a intensidade aumenta, as pessoas preferem fontes de luz com mais Kelvins. Com a intensidade de 20 lx a luz com uma temperatura de cor cerca de 2000 K foi percebida como a melhor, com valores acima de 300 lx a luz com mais de 4000 K foi percebida como a melhor.

Autor článku:

Pedro Produkťák, Překladači, Zákaznické_zahraničí

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Produtos RELACIONADOS

Ofertas especiais e boletim informativo directamente no seu e-mail

Siga as notícias a partir do seu e-mail

Cancelar subscrição do boletim informativo

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i