Iniciar sessão
Levý banner
Pravý banner
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Como escolher uma iluminação de casa de banho

Luzes de casa de banho
PedroPedro

Resposta:

Ao escolher a iluminação da casa de banho, preste especial atenção à sua segurança, o que significa qual é o grau de proteção - classificação IP.

Está à procura de belas iluminações de casa de banho? É claro que o design da iluminação é importante, no entanto, ao comprar a iluminação da casa de banho, não se esqueça definitivamente da segurança e funcionalidade.

 
Descubra qual é o grau de classificação IP
 
É evidente a razão pela qual se deve ter um cuidado extra ao comprar uma iluminação de casa de banho. Como é sabido, a água é um muito bom condutor de eletricidade e é por isso que todos os aparelhos, incluindo as luminárias, devem ser protegidos contra a água. Por esta razão, a instalação de eletricidade nas casas de banho deve seguir regras e normas rigorosas. Para que possa escolher a iluminação correta da casa de banho, primeiro tem de determinar, em que secção da sua casa de banho e para que fim vai utilizar a iluminação. Na realidade, a casa de banho está dividida nas chamadas zonas de segurança.
 
Zonas de segurança 
  • Zona 0 - A área dentro da cabina de banho ou duche. Os interruptores e tomadas são proibidos nesta zona.
  • Zona 1 - A área desde a borda da banheira, acima da banheira ou duche até uma altura de 2,25m (medida a partir do chão). Aqui só são permitidos aparelhos alimentados por baixa voltagem segura e a fonte de voltagem segura deve estar fora da zona 0, 1 e 2.
  • Zona 2 - Refere-se à área de 0,6 m da banheira ou de um duche e 2,25 m acima do chão. Aqui são permitidos cordões, interruptores e tomadas para baixa voltagem segura e a fonte de musa de tensão segura deve estar fora das zonas 0, 1 e 2.
  • Zonas 3 - A área fora das zonas 0, 1, 2. Vários tipos de iluminações de casa de banho são aqui permitidas. No entanto, verificar sempre o grau de proteção IP ao adquirir uma luminária. 
 
koupelna 
 
 
Graus de Proteção IP
 
O grau de proteção IP está escrito na embalagem de cada iluminação. Ao comprar uma iluminação de casa de banho, terá um interesse particular no segundo dígito, pois indica o nível de proteção contra a entrada de água. A regra simples aplica-se aqui - quanto maior for o número, maior será a proteção.
 
  • IP x0 - Sem proteção 
  • IP x1 - Proteção contra queda vertical de gotas de água
  • IP x2 - Proteção contra pulverizações diretas de água até 15° a partir da vertical
  • IP x3 - Proteção contra pulverizações diretas de água até 60° a partir da vertical
  • IP x4 - Proteção contra água pulverizada de todas as direções
  • IP x5 - Proteção contra jatos de água de baixa pressão de todas as direções
  • IP x6 - Proteção contra a inundação temporária de água
  • IP x7 - Proteção contra imersão temporária na água (15 cm até 1 m de profundidade)
  • IP x8 - Proteção contra submersão na água, o equipamento é adequado para submersão contínua na água
  • IP x9 - Proteção contra jatos de água de alta pressão e alta temperatura
 
 

A cor dos azulejos afeta a intensidade luminosa

 
A cor dos azulejos afeta a intensidade luminosa Quando souber, que grau de IP irá precisar, pode concentrar-se no design da iluminação da casa de banho. Não importa se a sua casa de banho é pequena ou grande, irá certamente precisar de uma iluminação de teto, que forneça iluminação difusa. Pode escolher a iluminação de teto fixa ou o conjunto de focos. Também as iluminações de teto suspensas estão a tornar-se cada vez mais populares, que são embutidas diretamente no teto. Não se esqueça, que a intensidade luminosa é afetada também pela cor dos azulejos. Os azulejos de cor escura refletem menos luz do que os azulejos de cor clara, pelo que, neste caso, serão necessárias fontes de luz mais intensas ou múltiplas fontes de luz. Para que tenha boa visibilidade, a cor de uma lâmpada deve ser branca fria (leia mais no artigo Como escolher a temperatura de cor certa nas fontes de luz?).  E porque as pessoas se embelezam frequentemente na casa de banho, é necessário que as fontes de luz representem bem o espetro de cores, o que significa, que o valor Ra deve ser pelo menos 80 (mais no artigo chamado Como vemos as cores dependendo do tipo de fonte de luz). Para além de uma iluminação de teto, também será necessária uma iluminação de espelho na sua casa de banho. Recomendamos tubos fluorescentes longos ou candeeiros.
 
 
koupelna

 
Cada vez mais famílias têm uma casa de banho maior, pelo que é uma boa ideia montar na casa de banho não só uma iluminação de teto e uma iluminação de espelho, mas também iluminações de parede. Algumas luminárias de parede podem ser montadas tanto na vertical como na horizontal, pelo que são altamente flexíveis. No caso de estar à procura de uma iluminação isolada para uma sanita, uma iluminação de teto ou uma iluminação de parede será suficiente. 

Autor článku:

Pedro Produkťák, Překladači, Zákaznické_zahraničí

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Produtos RELACIONADOS

Copyright © 1990 - 2022 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Informação sobre o processamento de dados pessoais. i