Novos rótulos energéticos
- A partir de 1 de Setembro de 2021, seguiremos os rótulos energéticos A - G também para fontes de luz, especialmente lâmpadas LED e iluminação LED.
- A razão para esta nova diretiva é uma avaliação mais rigorosa dos valores dos produtos, que deverá proporcionar mais incentivos aos fabricantes para desenvolverem produtos melhores e mais económicos
- O rótulo energético tem uma forma universal e é válido em todos os países da União Europeia e nos países da Associação Europeia de Comércio Livre.
- Todos os produtos que entraram no mercado depois de 1 de Maio de 2021, devem ter o novo rótulo energético. Os fabricantes precisam de registar os seus produtos na nova base de dados europeia EPREL. Para produtos com dados mais antigos, existe um período de transição de 18 meses, durante o qual os vendedores podem vendê-los. Os fabricantes precisam então de registar ou retirar produtos do mercado.
O que há de novo no rótulo?
- O rótulo energético deve ser mais claro e com imagens mais simples.
- Para além das classes energéticas individuais, o rótulo também mostra o consumo em kWh por 1000 horas, que é a média anual de iluminação nas casas.
- Além disso, existe o código QR, e com a sua ajuda, o cliente pode consultar a base de dados europeia (EPREL) para mais informações sobre o produto.
- Com exceção do rótulo, deve existir uma ficha de informação no website, que é distribuída separadamente para cada mercado e deve estar disponível na língua do país de venda.
- Atenção, as classes nova e antiga não se combinam. Por exemplo, A++ pode ser C ou mesmo D (F) de acordo com a nova classificação.
Como funciona o website?
- No website, o rótulo energético pode ser substituído por uma seta de energia básica, que redirecionará o cliente para o rótulo energético e para a ficha de informação do produto específico.
- Se o produto não estiver registado na base de dados EPREL, deverá haver esta frase: "Este produto específico não tem a obrigação de estar registado na base de dados EPREL".
Para mais detalhes, pode consultar o website oficial da União Europeia.