Comparar
Login
Registar
Levý banner
Pravý banner

Ligue-nos, estamos aqui para si

308 802 876 (Segunda a sexta, das 8h às 16h)
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Como ler um rótulo energético?

Notícias e anúncios

Amélia

De acordo com a diretiva da União Europeia, um rótulo energético deve aparecer na embalagem de cada fonte de luz.

Precisa de comprar uma fonte de luz que seja adequada à sua iluminação e que seja energeticamente eficiente? Então, precisa de olhar para a embalagem. De acordo com a nova diretiva da União Europeia, deve haver um rótulo energético na embalagem. Como pode ver pelo nome, ela determina as necessidades energéticas e graças a ela, pode comparar facilmente todos os tipos de fontes de luz. No rótulo, existem 7 classes de energia e cada uma tem a sua própria cor. 


Novos rótulos energéticos 


  • A partir de 1 de Setembro de 2021, seguiremos os rótulos energéticos A - G também para fontes de luz, especialmente lâmpadas LED e iluminação LED.
  • A razão para esta nova diretiva é uma avaliação mais rigorosa dos valores dos produtos, que deverá proporcionar mais incentivos aos fabricantes para desenvolverem produtos melhores e mais económicos
  • O rótulo energético tem uma forma universal e é válido em todos os países da União Europeia e nos países da Associação Europeia de Comércio Livre.
  • Todos os produtos que entraram no mercado depois de 1 de Maio de 2021, devem ter o novo rótulo energético.  Os fabricantes precisam de registar os seus produtos na nova base de dados europeia EPREL. Para produtos com dados mais antigos, existe um período de transição de 18 meses, durante o qual os vendedores podem vendê-los. Os fabricantes precisam então de registar ou retirar produtos do mercado. 


O que há de novo no rótulo?


  • O rótulo energético deve ser mais claro e com imagens mais simples.
  • Para além das classes energéticas individuais, o rótulo também mostra o consumo em kWh por 1000 horas, que é a média anual de iluminação nas casas.
  • Além disso, existe o código QR, e com a sua ajuda, o cliente pode consultar a base de dados europeia (EPREL) para mais informações sobre o produto.
  • Com exceção do rótulo, deve existir uma ficha de informação no website, que é distribuída separadamente para cada mercado e deve estar disponível na língua do país de venda.
  • Atenção, as classes nova e antiga não se combinam. Por exemplo, A++ pode ser C ou mesmo D (F) de acordo com a nova classificação.


Como funciona o website?


  • No website, o rótulo energético pode ser substituído por uma seta de energia básica, que redirecionará o cliente para o rótulo energético e para a ficha de informação do produto específico.
  • Se o produto não estiver registado na base de dados EPREL, deverá haver esta frase: "Este produto específico não tem a obrigação de estar registado na base de dados EPREL".



Para mais detalhes, pode consultar o website oficial da União Europeia.

Autor článku:

Amélia
Amélia Especialista em atendimento ao cliente

Amélia não é só um especialista em atendimento ao cliente, mas também um fã de iluminação LED. Nos seus artigos, ele vai orientá-lo sobre como poupar nos gastos com eletricidade ou como escolher a lâmpada certa. Ele também irá fornecer muitas dicas sobre como iluminar perfeitamente a sua casa ou jardim.

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Ofertas especiais e boletim informativo directamente no seu e-mail

Siga as notícias a partir do seu e-mail

Cancelar subscrição do boletim informativo

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i