Segurança acima de tudo
Sempre que se trate da ligação à instalação elétrica na rede, é melhor deixar tudo nas mãos de um perito. Ao ligar um
candelabro,
é importante seguir certas instruções e, antes de mais, seguir as precauções de segurança para evitar choques elétricos. Aqui pode ler como se faria na função de eletricista.
Se apenas trocar o
candelabro
velho por um novo, é necessário primeiro remover o antigo, para o qual se utiliza sempre uma chave de fendas isolada. Antes da operação propriamente dita, é necessário
desligar os fusíveis. Evidentemente, apenas os que pertencem à luminária serão suficientes. No entanto, se não souber exatamente quais são, não os deixe ligados em circunstância alguma e desligue antes todo o disjuntor principal. Depois de o ter feito, é agora melhor certificar-se de que não são realmente alimentados por um dispositivo de teste 100% funcional.
Montagem do candelabro
Se tudo estiver bem e descobrir que já não estão em subtensão, pode iniciar a própria ligação. Na maioria das vezes, existe um total de três fios pendurados no teto, um que é neutro, que conduz diretamente aos fusíveis, a segunda fase, e o terceiro protetor. Cada um tem uma cor diferente. A primeira fase é normalmente castanha ou preta, a neutra é azul e a protectora é amarelo-esverdeada. Contudo, se ainda não tiver a certeza de qual é qual, volte a ligar os fusíveis e teste-os com um dispositivo de teste. O que brilhar é o de fase.
Assim que tiver a certeza de qual é o fio, pode iniciar a ligação. Na maioria das vezes, trata-se de ligar contactos da mesma cor. Na prática, significa ligar o condutor da fase castanha ao contacto na lâmpada e o condutor do neutro ao contacto no circuito do candelabro, que é, como já mencionámos, azul. Além disso, não se esqueça de ligar o fio de terra amarelo-esverdeado.
Se o fez, tudo o que precisa de fazer é fixar o candelabro ao teto e montar as lâmpadas. Depois basta ligar novamente os fusíveis e verificar, se tudo está aceso como deve ser.
Se o candelabro estiver a funcionar, parabéns! No entanto, mesmo que pense que pode tratar de tudo sozinho, não recomendamos realmente esta opção. Recomendamos sempre chamar um eletricista certificado.