Login
Levý banner
Pravý banner
MENU
Comparar
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Como ligar um candelabro?

Também pode estar interessado em
PedroPedro

Resposta:

Se comprou um novo candelabro, é agora importante ligá-lo corretamente. Então, como fazê-lo?

Segurança acima de tudo

Sempre que se trate da ligação à instalação elétrica na rede, é melhor deixar tudo a um perito. Ao ligar um candelabro, é importante seguir certas instruções e, antes de mais, seguir as precauções de segurança para evitar choques elétricos. Aqui pode ler como proceder no papel de um eletricista.

Se apenas trocar o candelabro velho por um novo, é necessário primeiro remover o antigo, para o qual se usa sempre uma chave de fendas isolada. Antes da operação propriamente dita, é quase necessário desligar os fusíveis. Evidentemente, apenas os que pertencem à luminária serão suficientes. No entanto, se não souber exactamente quais são, não os deixe ligados em circunstância alguma e desligue antes todo o disjuntor principal. Depois de o ter feito, é agora melhor certificar-se de que não são realmente alimentados por um aparelho de teste 100% funcional. 

 
pojistky

Montagem de candelabros 

Se tudo estiver bem e descobrir que já não estão em subtensão, pode iniciar a própria ligação. Na maioria das vezes, um total de três fios pendurados no teto, um que é neutro, que leva diretamente aos fusíveis, a segunda fase, e o terceiro protetor. Cada um tem uma cor diferente. A primeira fase é normalmente castanha ou preta, a neutra é azul e a protetora é amarelo-esverdeada. Contudo, se ainda não tiver a certeza de qual é qual, volte a ligar os fusíveis e testá-lo com um aparelho de teste. O que brilha é o de fase.


 
 
Assim que tiver a certeza de qual é o fio, pode iniciar a ligação. Na maioria das vezes, trata-se de ligar contactos da mesma cor. Na prática, significa ligar o condutor da fase castanha ao contacto na lâmpada e o condutor do neutro ao contacto no circuito do candelabro, que é, como já mencionámos, azul. Além disso, não se esqueça de ligar o fio de terra amarelo-esverdeado. 
 
 null
 
Se o fez, tudo o que precisa de fazer é fixar o candelabro ao teto e montar as lâmpadas. Depois basta ligar novamente os fusíveis e verificar, se tudo está aceso como deve ser.
 
Se o candelabro está a funcionar, parabéns! No entanto, mesmo que se pense que pode tratar de tudo sozinho, não recomendamos realmente esta opção. Recomendamos sempre chamar um eletricista certificado. 

Autor článku:

Pedro Produkťák, Překladači, Zákaznické_zahraničí

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Ofertas especiais e boletim informativo directamente no seu e-mail

Siga as notícias a partir do seu e-mail

Cancelar subscrição do boletim informativo

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i