Comparar
Login
Registar
Levý banner
Pravý banner

Ligue-nos, estamos aqui para si

308 802 876 (Segunda a sexta, das 8h às 16h)
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Índice CRI? Quanto mais alto, melhor!

Sobre fontes de luz

Amélia

Um parâmetro importante e muitas vezes subestimado é o índice de restituição de cores. Chama-se CRI (color rendering index), por vezes referido como Ra.

Índice CRI? Quanto mais alto, melhor!

Se ignorou este parâmetro, deve ouvir agora, porque pode ser uma grande ajuda quando estiver a escolher a iluminação

O valor do índice pode ser numa escala de zero a cem, onde CRI = 100 indica uma reprodução de cor completamente precisa, correspondente à luz do dia brilhante. Os valores baixos podem distorcer completamente as cores.


 Index CRI

As fontes de luz com um elevado índice CRI são utilizadas sempre que é necessária uma representação precisa das cores, por exemplo, na produção, cuidados de saúde, oficinas de arte, cozinhas, lojas, etc. Excepto para uso prático, o CRI pode afectar a nossa psique. Numa sala iluminada com uma fonte com baixo índice de CRI, podemos sentir-nos pior do que numa sala bem iluminada. As pessoas que têm uma iluminação com CRI baixo podem parecer mais cansadas ou doentes, comidas fracas e cinzentas. Mas os valores elevados de CRI podem aumentar a atractividade.

 Ao comprar iluminação, este factor é especialmente importante para a iluminação da casa de banho ou da cozinha. Iluminação de qualidade na casa de banho será apreciada especialmente pelas mulheres enquanto fazem a sua maquilhagem, na cozinha, verá comida com as cores certas. Poderá facilmente distinguir os alimentos frescos dos que já não são tão frescos. Que morangos lhe parecem mais atractivos? 


 Index CRI
 

Hoje em dia, a maioria das lâmpadas de CRI oferecidas já têm mais de 80, o que é geralmente considerado como uma reprodução de cor de qualidade. Alguns fabricantes oferecem lâmpadas especiais com CRI = 100.

Aqui está uma tabela de valores de CRI para tipos individuais de fontes de luz. Mas estes são apenas números indicativos, uma vez que cada fabricante pode ter estes valores definidos de forma diferente para as suas lâmpadas. Em geral, as lâmpadas clássicas de filamento e halogéneo têm a melhor rendição de cor. Hoje em dia, as lâmpadas LED, que têm uma excelente restituição de cor, também estão a aparecer no mercado.


Tipo de lâmpada

Consumo de Energia (W)

CRI

Lâmpada clássica

25 - 100

100

Lâmpada de halogéneo

20 - 300

100

Lâmpada linear fluorescente

14 - 80

80 - 98

Lâmpada compacta fluorescente

5 - 80

80 - 90

Lâmpada de haleto

20 - 2000

65 - 90

Lâmpada de sódio de alta pressão

50 - 1000

24

Lâmpada de sódio de baixa pressão

18 - 180

10 - 20

Lâmpada de indução sem elétrodo

35 - 300

80

LEDs

0.01 - 3

70 - 90

 

É importante saber que o índice de restituição de cor é apenas um dos parâmetros que têm influência sobre a produção total de iluminação. A iluminação resultante depende de outros parâmetros, tais como a temperatura da cor ou fluxo luminoso, mas também da escolha da tonalidade adequada. Para a reprodução de cor mais precisa, recomenda-se a utilização de lâmpadas com uma temperatura de cor de cerca de 4000 Kelvin, que brilham com luz branca neutra e assim minimizam a cor dos objectos iluminados. Para alcançar o efeito de iluminação ideal, é necessário conhecer estes parâmetros e utilizá-los adequadamente.

Autor článku:

Amélia
Amélia Especialista em atendimento ao cliente

Amélia não é só um especialista em atendimento ao cliente, mas também um fã de iluminação LED. Nos seus artigos, ele vai orientá-lo sobre como poupar nos gastos com eletricidade ou como escolher a lâmpada certa. Ele também irá fornecer muitas dicas sobre como iluminar perfeitamente a sua casa ou jardim.

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Produtos RELACIONADOS

Ofertas especiais e boletim informativo directamente no seu e-mail

Siga as notícias a partir do seu e-mail

Cancelar subscrição do boletim informativo

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i