Desempenho dos painéis solares
O desempenho da energia fotovoltaica depende de múltiplas realidades, uma das quais é o sol. Quando está a brilhar, cerca de 1 kW de energia solar por metro quadrado atinge a superfície da terra nas nossas condições geográficas. A energia fotovoltaica pode converter cerca de 17% dessa energia em eletricidade. Este desempenho é medido em unidades de watt-máx(Wp) e indica a quantidade de watts que o painel produz se estiver totalmente iluminado pelos raios solares num determinado momento. Para se ter uma ideia: três a quatro painéis solares podem produzir cerca de 1MWh de eletricidade por ano. No entanto, o desempenho atual é influenciado de forma particularmente significativa por dois factores:
Luz solar - com uma taxa de luz solar mais baixa, a corrente produzida também diminui. Com uma nebulosidade elevada, o desempenho do painel pode ser reduzido até 95% em comparação com as condições ideais. O grau de insolação varia consoante as estações do ano, mas também consoante a latitude. Assim, por exemplo, as condições são melhores nas zonas sul e central da Europa e piores na Escandinávia.
Temperatura - uma temperatura mais elevada não significa automaticamente um melhor desempenho dos painéis solares. A temperatura ideal é de cerca de 25 graus Celsius. Durante os dias quentes de verão, quando a temperatura atinge os 50 graus Celsius, o desempenho fotovoltaico desce até 20%. Também é de esperar um desempenho inferior durante os meses de inverno.
Tamanho dos painéis solares
Na nossa oferta, encontrará painéis solares de vários tamanhos. Os mais comuns têm 170 a 230 cm de altura, 100 a 115 cm de comprimento e cerca de 3 a 4 cm de largura. Assim, a superfície padrão de um painel normal situa-se entre 170 e 265 centímetros quadrados. As diferenças na eficiência dos painéis solares com uma diferença de dezenas de centímetros na superfície total variam na ordem das unidades de percentagem. A eficiência é de cerca de 17% para os mais pequenos e de 21% para os maiores. No que diz respeito à instalação e ao carregamento do telhado, tenha em conta que o painel solar não é leve, uma vez que o seu peso médio se situa entre os 20 e os 30 quilogramas.
Número de painéis solares
O número total de painéis solares que compra deve ser influenciado principalmente por dois parâmetros: os espaços de que dispõe e o desempenho desejado de todo o seu sistema fotovoltaico. Existe, naturalmente, uma regra simples: quanto mais painéis instalar, mais desempenho pode esperar. Um painel fotovoltaico pode produzir cerca de 250 a 450 quilowatts-hora de energia por ano. Por si só, pode cobrir o consumo anual de um frigorífico e de uma máquina de lavar louça economizadores de energia.
Cálculo da produção anual aproximada de eletricidade a partir de painéis solares
Considerando uma produção média anual de painéis solares de 300 Wp, estimamos simplesmente o desempenho de todo o sistema num ano, dependendo do número de células:
Máximo desempenho sem a necessidade de uma licença
Ao adquirir um maior número de painéis, a sua casa estará significativamente mais próxima da autossuficiência energética, especialmente entre março e novembro, quando as condições para a produção de eletricidade a partir de energia fotovoltaica são as melhores. No entanto, é preciso ter em conta que a potência de uma central fotovoltaica não deve ser superior a 10 000 Wp, ou seja, 10 kWp. Este valor é equivalente a cerca de 33 painéis fotovoltaicos. Até esse limite, o proprietário não está sujeito à obrigação de possuir uma licença de exploração de uma central solar. Além disso, para o mesmo limite (10 kWp), aplica-se a isenção de imposto sobre o rendimento se pretender fornecer eletricidade à rede de distribuição.
Calcular e considerar uma venda à rede de distribuição
Ao considerar o desempenho, o tamanho e o número de painéis solares, recomendamos também que consulte os registos de consumo de energia dos últimos anos. Além disso, considere se pretende vender parte da sua energia solar à rede de distribuição. Com a ajuda da tabela algumas linhas acima, é fácil calcular quanto do consumo de eletricidade do seu agregado familiar a energia fotovoltaica será capaz de cobrir.