0
Produtos favoritos:
0

Não tem produtos favoritos.

Login
Registar
Levý banner
Pravý banner

Ligue-nos, estamos aqui para si

308 802 876 (Segunda a sexta, das 8h às 16h)
MENU
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Quais são os tipos de fontes de luz?

Fontes de luz
Amélia

Resposta:

Existem muitos tipos de iluminação, luzes e, claro, também fontes de luz. Depois de escolher uma lâmpada adequada com base em propriedades e atributos importantes, outro critério igualmente importante de uma lâmpada é a escolha de uma tampa de lâmpada adequada, que deve corresponder a determinada luminária.

O que é uma tampa? 

A bulb cap is the part of a light bulb, in which a bulb and an illuminating body are inserted. This bulb cap then fits into a bulb socket in a light and transmits electricity from the mains electricity to a light bulb. What that means is that each light is equipped with a specific bulb socket and for this bulb socket a suitable light bulb has to be chosen, more precisely a light bulb with a suitable bulb cap/screw cap has to be chosen.
 
 
Tecnologia LED como alternativa eficaz
 
No mundo de hoje, a tecnologia LED é a mais moderna e eficaz. Esta tecnologia poupa significativamente mais energia, tem uma longa vida útil e substitui todas as fontes de luz existentes, o que significa que todas as lâmpadas convencionais com todos os tipos de tampa também estão disponíveis como lâmpadas LED. Pode até escolher a forma e o tamanho de uma lâmpada.
 
Fonte de alimentação potência de entrada de uma fonte de luz
As fontes de luz alimentadas por 230 V AC - da rede – from the mains
Hoje em dia, as lâmpadas LED de 230 V são mais frequentemente utilizadas em substituição de lâmpadas convencionais e projetores com uma tensão de 230 V. Pode simplesmente substituir estas lâmpadas, sem necessidade de adquirir quaisquer outros componentes.
 
As fontes de luz alimentadas a 12 V - para estas lâmpadas e luzes é necessária na maioria dos casos uma fonte de alimentação, que converte a tensão de 230 V para 12 V (algumas lâmpadas LED já estão equipadas com alimentação integrada). Lembre-se de que, para diferentes tipos de lâmpadas, é necessário um tipo adequado de fonte de alimentação/transformador.
  
Tipos de tampas
 
Tampa de rosca (uma tampa com um parafuso)
 
 
As mais comumente usadas são as tampas com parafuso e são divididas de acordo com o tamanho. Cada tamanho é usado num tipo diferente de fonte de luz e cada um é adequado para um uso diferente. O número indica o diâmetro da tampa de luz em milímetros.
 
E27
O parafuso grande padrão E27 é o mais comum e o mais usado. Também é conhecido como “parafuso Edison” - daí a letra E, o número 27 indica o diâmetro em milímetros.
Lâmpadas LED, lâmpadas halógenas, lâmpadas economizadoras de energia, lâmpadas de tungsténio padrão, bem como tubos de vácuo estão equipados com esta tampa. As luzes com tais tampas são adequadas como iluminação principal em salas, garagens, corredores, caves e também para uso externo. Para esta lâmpada existem também lâmpadas decorativas não convencionais. A grande maioria das lâmpadas com tampa E27 são destinadas à tensão de 230 V, mas também podemos encontrar algumas lâmpadas de baixa tensão de 24 V.
 
E14
Um pequeno parafuso padrão com um diâmetro de 14 mm é o segundo mais comum. A expressão coloquial para este parafuso é “pequeno parafuso Edison”.
As lâmpadas E14 têm uma potência de entrada inferior (25 W ou 40 W) e destinam-se normalmente a lâmpadas de design e decorativas, candeeiros e lustres, exaustores de cozinha, etc. A forma das lâmpadas é uma vela ou uma gota. A aplicação especial das lâmpadas com tampa E14 são direcionais, as chamadas lâmpadas refletoras. Essas lâmpadas são feitas como lâmpadas LED, bem como lâmpadas padrão. Também muitas vezes as lâmpadas fluorescentes compactas que poupam energia são equipadas com uma tampa E14. Essas lâmpadas fluorescentes compactas que poupam energia substituem as lâmpadas convencionais.
 
Tampas menos utilizadas com rosca, mais utilizadas em aplicações técnicas ou industriais de lâmpadas.
 
 
E40 – “Golias”
Esta tampa é a maior das tampas de rosca com um diâmetro de 40 milímetros.
Esta tampa destina-se a aplicações muito potentes de lâmpadas. No passado, esta tampa era usada para fontes de luz com uma saída de até 2 000 W, hoje em dia são usados principalmente para tubos de vácuo com uma saída de até 400 W. Graças às suas propriedades, essas tampas são utilizadas principalmente em lâmpadas especiais destinadas especialmente a indústrias e iluminação externa.
 
 
E10 – “Parafuso Edison Miniatura“
A tampa para aplicações de baixa tensão de lâmpadas. A tampa E10 é comumente usada em lanternas ou em correntes de Natal.
 
 
Tampas de baioneta
 
As tampas de baioneta são lisas em forma de cilindro com dois pinos opostos. Encaixam-se em aberturas em forma de “L” numa ficha de uma lâmpada. Há um toque flexível na parte inferior de uma ficha. Uma fonte de luz é inserida num encaixe empurrando contra uma mola e é fixada por uma rotação. Graças ao uso de uma mola, a conexão de baioneta é resistente a choques.  
  
 
B22
Estas tampas são feitas como lâmpadas LED, no entanto, também são usadas em lâmpadas economizadoras de energia e lâmpadas halógenas. São projetadas para uma tensão de 230 V.
  
 
B22d
Na nossa eStore, pode encontrar lâmpadas LED com esta tampa, adequadas, por exemplo, para decoração de exteriores.
 
 
GU10
A letra G é a primeira letra de uma palavra inglesa globular, a letra U representa a forma de uma lâmpada (bulb) e o número 10 indica um espaçamento de pinos em milímetros.
GU10 é uma tampa com dois pinos simétricos de 5 milímetros de diâmetro e espaçamento de 10 milímetros. Originalmente, esta tampa foi projetada para fontes de luz halógena com iluminação direcional. Atualmente estão a ser substituídas por lâmpadas LED GU10, que estão disponíveis em três tons de cores diferentes e em 4 grupos diferentes ordenados por potência de saída (watts).
Esta tampa é muito comum, destina-se a uma tensão de 230 V e é típica para lâmpadas usadas em holofotes. Alguns tipos de lâmpadas LED com esta tampa podem ser regulados.
 
Tampas de pinos
 
Comumente usado em tubos fluorescentes e compactos
tubos fluorecentes. Estes tubos fluorescentes às vezes são denominados como uma tampa. Da extremidade de plástico da tampa, projetam-se dois ou quatro pinos. As lâmpadas de dois pinos possuem um arranque integrado e para o funcionamento requerem uma bobina externa. As lâmpadas com quatro pinos na tampa requerem um reator externo. Pode ser convencional, composto por um arranque e um bloqueador ou eletrónico. As formas de uma tampa de lâmpada e uma ficha são normalizadas. Estas tampas às vezes também são usadas para algumas lâmpadas halógenas.
 
 
G13
Estas tampas são usadas para tubos fluorescentes do tipo T8. É um tipo mais antigo de tubos fluorescentes, que são usados há décadas. A característica típica dessas tampas é um diâmetro amplo - 26 mm e boa reprodução de cores, que geralmente varia de 80 a 90 Ra, e nos modelos de alto nível até acima de 90 Ra. As lâmpadas fluorescentes com tampa G13 são acesas através de um reator eletromagnético. Hoje em dia também são produzidos tubos LED T8, que são conectados diretamente a AC 230 V e, ao contrário dos tubos fluorescentes padrão, os tubos LED T8 não precisam de arranque nem de bloqueador. O reator eletromagnético é integrado diretamente no tubo. Estas tampas são adequadas para iluminação doméstica, garagens, oficinas, bem como edifícios públicos e industriais.
 
 
G5
Esta tampa destina-se a uma tensão de 230 V AC e é usada em lâmpadas fluorescentes modernas do tipo T5, que substituem gradualmente um tipo mais antigo T8. A vantagem dos tubos fluorescentes T5 é um tamanho menor e um diâmetro, que é de apenas 16 mm. Estas lâmpadas fluorescentes (T5) são adequadas para iluminação de espaços públicos, supermercados e escritórios. Também são frequentemente usadas em aquarismo. Tubos fluorescentes LED T5 também estão disponíveis, os quais, como os tubos fluorescentes T8 mencionados acima, não precisam de reatores.
 
2G7
Lâmpadas/luzes fluorescentes de economia de energia com plug-in de quatro pinos.
 
 
S14s
Pode encontrar lâmpadas fluorescentes e tubos com esta tampa na nossa eStore. Também estão disponíveis lâmpadas fluorescentes LED e tubos com tampa S14s.
  
 
 
Outros tipos de tampas comumente usados (plug-in)
 
 
G4
Tampa de dois pinos (pinos mais longos, como pinos de agulha) com espaçamento de pinos de 4 mm, que é inserida numa luz. Esta tampa é usada tanto em lâmpadas halógenas como em lâmpadas LED com tensão de 12 V, que são adequadas para iluminar armários de casa de banho, estantes, espelhos, móveis de cozinha, tetos baixos e barras.
 
 
G9
Esta tampa destina-se a uma tensão de 230 V e é composta por dois pinos planos com espaçamento de 9 mm. A lâmpada é simplesmente inserida. Originalmente pensado para iluminação halógena, hoje em dia também é utilizado para lâmpadas LED G9. Esta tampa também é amplamente usada em lâmpadas modernas, onde esta tampa é frequentemente aplicada. Esta tampa também pode ser encontrada em luzes de teto e parede, pequenos focos e lâmpadas de mesa.
 
 
MR16/GU5,3
Esta tampa é denominada MR16 ou GU5,3 tem dois pinos semelhantes a espinhos com um espaçamento de 5,3 mm sem uma extremidade, a lâmpada só precisa ser inserido. MR é um acrônimo para a colocação em inglês de “refletor multifacetado”. É projetado para uma tensão de 12 V, mas também para uma tensão de rede padrão. A tampa é usada em holofotes (embutidos, parede, teto). As lâmpadas com tampa MR16 são indicadas para espaços com elevada humidade, pelo que são utilizadas em casas de banho, cabinas de duche, piscinas, cozinhas, etc. Também estão disponíveis lâmpadas LED e halogéneos com esta tampa.
 
GX53
Uma tampa especial para lâmpadas redondas planas ou lâmpadas refletoras (direcionais). Adequado para uso interno e externo.
 
Finalmente, vamos recapitular os tipos mais comuns de tampas e o seu uso no design de LED:
 
 
Lâmpadas LED
E27
E14
G4
G9
 
Holofotes LED
GU10
MR16/GU5,3
 
Tubos fluorescentes LED
G13(T8)
G5(T5) 
 
Se precisar de mais ajuda com qualquer coisa, não hesite em entrar em contacto com o nosso suporte técnico aqui.

Tipos básicos de tampas

 Patice

Autor článku:

Amélia
Amélia Especialista em atendimento ao cliente

Amélia não é só um especialista em atendimento ao cliente, mas também um fã de iluminação LED. Nos seus artigos, ele vai orientá-lo sobre como poupar nos gastos com eletricidade ou como escolher a lâmpada certa. Ele também irá fornecer muitas dicas sobre como iluminar perfeitamente a sua casa ou jardim.

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Ofertas especiais e boletim informativo directamente no seu e-mail

Siga as notícias a partir do seu e-mail

Cancelar subscrição do boletim informativo

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i