As maiores vantagens da iluminação LED
Se quisermos falar sobre as vantagens da iluminação LED, não podemos começar com outra coisa que não seja o baixo consumo de energia. Em comparação com uma lâmpada clássica de tungsténio, a poupança de energia atinge até 80%. Além disso, as lâmpadas de halogéneo, que são até três vezes mais caras, não se podem comparar com as lâmpadas LED.
Para além da poupança de energia, a sua vantagem, sobre os dois tipos, está na duração de vida que os ultrapassa, pois chega a atingir 25 000 horas. A explicação é a tecnologia LED. Não há queima de luz na lâmpada LED. Esta é gerada pela passagem de electrões através de dois materiais semicondutores, o que contribui significativamente para a poupança tecnológica e suporta o maior tempo de vida útil desta fonte de luz.
O baixo consumo e a vida útil mais longa da iluminação LED também a farão valer a pena financeiramente, já que ambas as vantagens compensam o seu custo mais elevado ao longo do tempo.
Como poupar ainda mais - iluminação LED inteligente e com sensores
A iluminação LED pode poupar ainda mais energia e dinheiro se escolher o tipo certo.
Tal exemplo pode ser a iluminação LED com sensor. Geralmente têm a mesma potência de entrada que os sem sensor (pelo que também têm um consumo de energia semelhante), mas a sua grande vantagem é que com eles evitaremos situações em que nos esquecemos de desligar a iluminação. Assim, não brilharão desnecessariamente dessa forma - e, nesse caso, poupamos realmente energia..
Outra vantagem das iluminações com sensores é a comodidade para o utilizador. A iluminação acende-se quando o sensor deteta um movimento. A iluminação é ligada durante algum tempo e depois de reparar que a pessoa deixou o alcance da fonte, é desligada novamente. Portanto, não há necessidade de procurar o interruptor de iluminação e isso é especialmente útil numa noite escura ou quando se tem sacos nas mãos.
Outras opções de poupança de energia que o ajudarão a poupar energia são as lâmpadas inteligentes. Isso é porque pensarão nas definições certas para si. Para além de poderem diminuir e controlar a intensidade da luz com menos energia, os benefícios são especialmente na automatização. Graças à iluminação inteligente intuitiva, nunca lhe acontece, por exemplo, que se esqueça de desligar as luminárias quando sai de casa, porque elas podem desligar-se sozinhas.
Mais um passo à frente - lâmpadas ultra eficientes
Se procura as últimas tendências tanto em tecnologia como em poupança de energia, então pode optar por um tipo de iluminação ultra-eficiente. Estes utilizam novas tecnologias para reduzir a pegada de carbono, reduzir o desperdício de materiais e reduzir o consumo de energia. O que é apenas um terço das outras lâmpadas LED. No entanto, também tem uma vida útil mais longa.
Porque é que o passo à frente é ultra eficiente?
- Tem a tecnologia mais avançada
- Tem quase um terço do consumo de energia e poupa 60% da energia em comparação com uma lâmpada clássica de LED
- Graças ao seu menor consumo, poupa-lhe dinheiro
- A duração média de vida chega a 50 000 horas (mais de três vezes superior a uma lâmpada clássica de LED)
- É amigo do ambiente
O que pensar ao escolher a iluminação LED
Ao escolher a iluminação LED certa, não se esqueça de se lembrar da funcionalidade desejada e da localização da sua casa. Devemos saber se estamos a planear obter uma iluminação interior ou exterior. Os exteriores têm as suas especificidades: o valor do grau de proteção IP, que é a proteção contra influências externas (especialmente o clima), desempenha um papel importante. Contudo, as fontes interiores também podem exigir um grau de proteção mais elevado de PI. Isto aplica-se, por exemplo, à iluminação de casas de banho = iluminação localizada perto de água. Para todos os tipos de iluminação bem como para as lâmpadas, a luminosidade (intensidade) e a cor da luz (cromaticidade) são também atributos muito importantes, porque determinam a atmosfera na sala. Por último, mas não menos importante, é necessário mencionar a importância do design e a colocação geral da iluminação no ambiente doméstico.