Login
Levý banner
Pravý banner
MENU
Comparar
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Como utilizar a cor da luz na prática

Também pode estar interessado em
PedroPedro

Resposta:

Nunca se deve subestimar a escolha da cor e intensidade da luz em diferentes partes da casa, porque cada divisão tem as suas próprias características, e a iluminação nela contida é utilizada para fins diferentes, por isso é bom pensar mais profundamente sobre a escolha certa de iluminação. Porque com a sua ajuda pode criar a atmosfera certa e sentir-se confortável em casa - de acordo com o seu estado de espírito ou necessidades no momento.

Então, o que é exatamente a cor da luz, e qual é o seu valor? Onde e de que cor se deve colocar a fonte de luz, para que seja útil, o faça sentir-se confortável, e não canse os olhos mais do que o necessário?

Cor da luz (temperatura cromática)

Um dos parâmetros mais importantes da fonte de luz é a cor da luz, ou temperatura cromática. Determina numa escala a cor da luz que a fonte de luz tem. A sua unidade é um Kelvin, e varia entre 1,800 - 16,000K. Quanto mais alto for o valor, mais branca/fria a luz é, por outro lado, menos Kelvins significam luz mais escura/quente.
 
Mais frequentemente encontramos três tipos básicos de luz:
  • Branco quente
Se os valores se situarem entre 2.700 - 3.500 K, obtemos a chamada luz branca quente. Esta tonalidade é a mais próxima da lâmpada clássica, tem uma cor amarela, ou mesmo laranja-avermelhada, que lembra o fogo ou um pôr-do-sol/nascer-do-sol. O olho humano percebe-o como seguro e relaxante - evoca a sensação de aconchego, e por isso é adequado para qualquer lugar onde nos queiramos sentir confortáveis. Assim, escolhemos cores mais quentes por volta dos 3.000 K para divisões onde queremos relaxar, tais como um quarto, uma sala de estar ou um quarto de criança. Esta luz pode tornar a divisão verdadeiramente confortável, contudo, deve ter em mente que cansa os olhos (faz-nos dormir), e portanto não é adequado para trabalhar, ler, ou quaisquer atividades que exijam concentração.
 
Os tons de vermelho e laranja com uma tonalidade amarela de uma iluminação artificial são um tipo muito popular de cores quentes - destacam-se muito bem, e são frequentemente utilizados para iluminar salas de jantar, salas de estar, e salas que utilizamos à noite em geral.
 
  • Branco luz do dia
O branco da luz do dia tem uma luz branca ou ligeiramente azulada e nítida que é semelhante à luz do dia. O seu valor no espetro de cores varia entre 4.500 e 6.500 K. Esta cor suporta atividade e concentração, e portanto, é adequada para salas em que se trabalha ou se estuda. A luz dentro destes valores é mais fria e mais brilhante - não cansa tanto os olhos (não o faz dormir).
 
É, por exemplo, uma boa solução para casas de banho, onde é necessária luz brilhante, com a cor mais realista possível, ou seja, com um valor mais elevado de Ra (ver abaixo) - particularmente as mulheres que se maquilham ou cuidam da sua aparência na casa de banho irão apreciá-la. Também é adequado para cozinhas onde deve haver luz suficiente em cores realistas, especialmente acima do ambiente de trabalho quando se processam alimentos, ou acima da mesa de jantar. O mesmo é válido para salas de estudo, escritórios, salas de trabalho, armazéns, ou locais com falta de luz natural em geral, tais como um salão, uma adega, uma casa de banho, etc. 
 

Nas divisões acima mencionadas pode escolher uma fonte de luz cuja temperatura cromática é de cerca de 5.000 K ou mais. Para comparação: a luz do dia clássica num dia nublado tem cerca de 7.000 K, por isso não tem de se preocupar que a cor da luz seja "demasiada".

Estes tons mais altos de branco ajudá-lo-ão a superar o cansaço e a aumentar a produtividade do trabalho. Tenha cuidado, porém, ao escolher luz para uma divisão concebida num estilo tradicional ou rústico - a luz deve geralmente corresponder ao mobiliário da sua casa, e neste caso a cor mais fria pode parecer bastante artificial.

As cores mais frias e azuis evocam a impressão de limpeza, e têm um aspeto moderno, particularmente numa combinação com tonalidades frias de cores pastel. Por outro lado, é possível suprimir a luz fria utilizando tons quentes de amarelo. As cores seleccionadas, em combinação com essa luz, podem tornar o seu interior mais universal, e parecer mais brilhante. Em qualquer caso, terão um aspecto absolutamente maravilhoso.
  
  • Branco frio
O branco frio tem valores de 6,500 a 9,000 K.
 
Provavelmente não escolheria uma luz com valores superiores a 7.000 K para o seu interior porque é demasiado fria (ou mesmo gelada), com uma cor azulada que não é natural para os nossos olhos, e que pode ser quase desconfortável. Por conseguinte, é mais adequada para edifícios industriais ou instalações de saúde do que para residências.

Quanto a uma recomendação geral de utilizar os tipos de luz branca acima mencionados no interior de uma casa, é sempre necessário seguir o seu coração acima de tudo. O que é mencionado acima não é uma dada regra, depende sempre da perceção individual. Cada pessoa tolera cores diferentes de maneiras diferentes, e depois escolhe a cor da fonte de luz em conformidade. Pode também basear a sua escolha final de uma cor quente ou fria em relação a uma atividade que faz nas respetivas divisões.
 
Para além dos três tipos principais de cor, existem também algumas cores da luz especiais que são utilizadas especificamente para carne, iguarias, fruta ou flores. Graças a um espetro de cores único combinado, têm um aspeto natural e fresco. Uma gama espectral especial de cores é também utilizada para a iluminação de plantas, aquários, ou gaiolas com pequenos animais de estimação... Outro tipo de cor, com a temperatura cromática de cerca de 5.300 K, é utilizada em laboratórios, galerias ou museus.
 
O índice de restituição de cor Ra é o indicador da fidelidade da percepção da cor, ou seja, ajuda a ver as coisas nas suas cores naturais em comparação com a luz do dia brilhante. Este valor pode variar de 0 a 100, e quanto mais alto for o valor Ra, mais fiel será a cor que a fonte de luz tem.

Fluxo luminoso

Também é preciso pensar na intensidade de luz (fluxo luminoso) que será necessária para atividades individuais. Ao escolher uma fonte de luz, também tem de ter em consideração o valor do fluxo luminoso (potência) que é medido em Lúmen (lm), e que é utilizado para determinar a intensidade luminosa, ou a quantidade de luz emitida para todas as direções. Simplesmente, quanto mais lúmens, melhor será a luminosidade.

Truque da luz e perceção estética do interior

Iluminações e efeitos de luz têm um grande poder - completam o carácter geral e a imagem geral da divisão. Podem também influenciar a nossa perceção das cores do mobiliário e acessórios.

Do ponto de vista estético, estamos a falar da impressão global causada pela cor da luz em relação a uma estilização específica da cor do interior e do seu mobiliário. O tamanho da sala, a cor das paredes, a posição do mobiliário - tudo isto é muito importante para a escolha da cor certa da iluminação, e para a colocação correta das iluminações. Porque o que não quer que aconteça é um canto escuro sem propósito útil para aparecer no seu quarto, ou algum lugar mal iluminado com má visibilidade, ou para que o quarto pareça artificial ou tenha algumas sombras desagradáveis.
 
A iluminação auxiliar pode prestar-lhe um grande serviço com a perceção estética - pode ajudá-lo a iluminar e realçar eficazmente um objeto específico, um elemento decorativo, ou uma peça de mobiliário. Por exemplo, iluminação de quadros, espelhos com iluminação, ou focos embutidos no teto ou no mobiliário, são uma dessas luzes auxiliares. E as peças de mobiliário com elementos de vidro (tais como estantes, vitrinas, etc.) ficam muito bem quando iluminadas desta forma.

As cores das paredes são importantes

A este respeito, uma cor muito prática é o branco. É uma cor universal, é moderna e intemporal, não parece agressiva ou dominante, é natural, e pode combiná-la livremente com qualquer coisa. Quando colocada nas paredes, amplia oticamente a divisão porque reflete a luz, à semelhança de outras tonalidades de cores de luz. As cores brancas ou claras, em combinação com uma iluminação adequada, irão literalmente iluminar e ampliar as divisões da sua casa.
bílá stěna světlo rozsvěcuje 
As cores brancas ou claras, em combinação com uma iluminação adequada, irão literalmente iluminar e ampliar os quartos da sua casa. 
 
É um facto geralmente conhecido que as cores escuras absorvem bastante a luz e reduzem oticamente o espaço. A divisão fica então mais escura e confinada, e pode até parecer um pouco deprimente. Portanto, também é preciso pensar nisso quando se escolhe a cor certa da iluminação. O que vale é o que foi mencionado acima - a luz mais fria ilumina as cores e compensa a falta de luz do dia em quartos mais escuros.
tmava sin
As divisões escuras absorvem a luz.

Renderização de cores através das mais recentes tecnologias

As iluminações decorativas são também muito frequentemente utilizadas em muitos lares, e uma delas são tiras LED que são muito originais e engenhosas, com uma reprodução de cores verdadeiramente rica. A sua utilização é universal e flexível, podem ser tanto decorativas como práticas, e são utilizadas particularmente em locais que carecem de luz do dia. São muito populares, por exemplo, na cozinha, onde são utilizadas como iluminação embutida numa secretária, podem iluminar muito bem um quarto de criança, ficam muito bem num bar, numa lareira ou numa cama, e são muito práticas nas escadas, num armário, vitrinas, etc.

Existem díodos LED em várias cores, e podem emitir luz na cor desejada sem utilizar qualquer filtro de cor.  Utilizando três cores básicas - vermelho, verde e azul - tiras LED RGB, é possível misturar as cores dentro do modo RGB com bastante liberdade, ou mudar os cenários de iluminação. As cores mais habituais são branco, azul, vermelho, verde, e amarelo. Ao combinar amarelo, branco e azul (AWB), é possível criar uma imitação da luz do dia.
Também é possível mudar a luz branca - o chamado branco dinâmico. É possível misturá-los conforme necessário, desde tons de cor frios a quentes. Graças a um controlo remoto digital com funções pré-selecionadas, é possível mudar as cores ou o brilho - os díodos LED podem ser regulados lentamente (escurecer ou clarear), mas também é possível mudar a disposição da luz, de centrada para dispersa. No entanto, oferecemos muitos mais efeitos interessantes, tais como várias transições de cor, cintilação, etc.
Recomendamos a leitura deste artigo, sobre como instalar facilmente as tiras LED e fazê-las funcionar.
 
As últimas tecnologias permitir-lhe-ão ter uma perceção completamente nova das divisões da sua casa, e quando se fala de efeitos de luz, podemos sugerir produtos reguláveis. Para além das tiras LED, existem também lâmpadas com regulação de fluxo luminoso, brancas ou coloridas (tenha cuidado com a cobertura da lâmpada que pode ser límpida ou leitosa, e por isso pode diferir na reprodução final da cor), ou iluminações de regulação de fluxo luminoso com um módulo de LED já instalado. A maioria delas pode ser efetivamente controlada por um prático controlo remoto.

 
 
Mesmo a chamada iluminação inteligente não é agora nada de novo - pode ser controlada não só por um controlo remoto, mas também por um smart phone ou um iPad com uma aplicação específica e ligação Wi-Fi. Se gosta de comodidades, e gosta de tecnologias modernas, deve sem dúvida escolher estas novas tendências que lhe proporcionarão uma reprodução de cores de alta qualidade em todos os tons de branco (do quente ao frio) e também uma combinação de várias outras cores e efeitos de luz. Podem assim escolher a cor por si próprios, dependendo do vosso estado de espírito ou necessidades actuais.

Iluminação principal e lateral, direta e indireta

Em termos de perceção da cor da luz num contexto mais amplo, devemos também clarificar a importância das iluminações dentro da conceção de todo o espaço, e a divisão das iluminações em principais e laterais, diretas e indiretas. Explicaremos sobre a iluminação de uma sala de estar.

Iluminação principal

Uma sala de estar é a principal e normalmente a mais espaçosa da maioria das casas, e é geralmente o centro da maioria das atividades importantes. Serve para muitos propósitos diferentes - ali relaxamos, recebemos visitantes, vemos televisão, por vezes trabalhamos ou lemos, etc. Mas para cada uma destas atividades precisamos de uma iluminação apropriada, ou seja, uma iluminação de uma cor e intensidade específicas.
 
Um candelabro (geralmente suspenso), é colocado no meio da sala, e é ainda a iluminação central mais importante na maioria das casas. Utilizamos esta iluminação nas atividades do dia-a-dia, pelo que deve ser eficiente, e fazer brilhar a luz horizontalmente de modo a iluminar toda a sala. Também podemos conseguir a iluminação omnipresente utilizando mais iluminações ao mesmo tempo - por exemplo, focos modernos embutidos num posicionamento uniforme, ou iluminação que é feita de mais iluminações que podem ser direcionadas para diferentes direções, se necessário.

 
E porque uma sala de estar é principalmente utilizada como um local de relaxamento, devemos optar pelas cores de luz bastante quentes (2,700-3,500 K). No entanto, isto pode diferir, dependendo da atividade que desenvolvemos na sala num dado momento. Por conseguinte, pode haver alternância de várias tonalidades de branco. Para trabalhar e ler, é necessária uma luz mais fria - branco diurno -; por outro lado, para atividades de relaxamento, devemos escolher branco quente. Aqueles de vós que acompanham as tendências e gostam de tecnologias novas e eficazes podem escolher a já mencionada iluminação inteligente que oferece uma ampla escolha de reprodução de cores.

Iluminação lateral

Para além da iluminação principal, irá certamente precisar de alguma iluminação lateral ou adicional, não só por razões práticas mas também por razões estéticas. Na maioria das vezes são candeeiros de chão e pequenos candeeiros, mas também iluminações de parede e iluminações decorativas, que tingem bem a sala e criam uma atmosfera relaxante. Na maioria das casas podemos encontrar um candeeiro de chão como iluminação adicional, de pé perto de um sofá ou poltrona, ou um pequeno candeeiro sobre a mesa ou na prateleira.

Iluminação direta

Uma iluminação direta é normalmente desprotegida, e este grupo inclui por exemplo candelabros, focos, painéis LED, e outras iluminações que estão ligadas ao teto e brilham para baixo. O fluxo luminoso destas iluminações é muito eficiente, e normalmente produzem luz suficiente. O que é importante aqui é que é necessário que haja um ângulo de luz suficiente da respectiva fonte de luz. Quanto maior for o ângulo, mais espaço se ilumina. Um ângulo de luz mais baixo (30-60°) é utilizado por lâmpadas de focos, e são adequadas para iluminar um local específico; se precisar de iluminar uma área maior, precisa de lâmpadas com um ângulo de luz mais elevado, pelo menos 120° (candeeiros, iluminações embutidas, iluminação central da sala, etc.)

 rozptýlené světlo

Iluminação indireta

Um caso completamente diferente é a iluminação indireta - dispersa - que é um tipo de iluminação utilizada para iluminar a sala de forma mais suave. Geralmente brilha para cima e é refletida por todas as paredes da sala, incluindo o teto (por exemplo, várias iluminações de parede, candelabros, candeeiros de chão, ou iluminações decorativas). A iluminação indireta aumenta oticamente a sala, e é mais suave, contudo, porque a luz reflete no teto, o fluxo luminoso desvanece-se, e por isso são necessárias lâmpadas mais eficientes. Utilizamos iluminação indireta, por exemplo, quando vemos televisão ou para criar uma atmosfera mais íntima - tudo considerado, é adequada para relaxar, porque cria uma atmosfera pacífica que a maioria das pessoas aprecia após um dia cansativo. Para esta iluminação, são normalmente utilizados tons quentes de branco (cerca de 3.000 K).

Para uma poupança substancial de energia e ambiente, recomendamos a utilização de modernas iluminações LED e fontes de luz que se estão a tornar cada vez mais populares.


 
 
Qualquer que seja a cor da luz que escolher, é sobretudo importante sentir-se bem em sua casa; e de um ponto de vista de longo prazo, iluminar economicamente, com segurança e em alta qualidade. E gostaríamos de o ajudar com isso, oferecendo-lhe informações e uma vasta gama de produtos da nossa loja virtual.
 

Autor článku:

Pedro Produkťák, Překladači, Zákaznické_zahraničí

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Produtos RELACIONADOS

Ofertas especiais e boletim informativo directamente no seu e-mail

Siga as notícias a partir do seu e-mail

Cancelar subscrição do boletim informativo

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i