Login
Levý banner
Pravý banner
MENU
Comparar
0 0,00
mais 70 para obter portes gratuitos
Categoria

Como calcular corretamente a iluminação da divisão?

Também pode estar interessado em
PedroPedro

Resposta:

Cada divisão de um apartamento destina-se a uma utilização diferente e isto deve ser tido em consideração na escolha da iluminação adequada.

A iluminação de uma sala de estar

 

Uma sala de estar é o centro da vida doméstica. É por isso que, ao escolher as iluminações, temos de ter em conta as várias funções da iluminação. Para uma sala de estar com dimensões de 4x5 metros (20 m2), precisamos que a soma das fontes de luz na sala seja de 400 W. O melhor é uma iluminação fluorescente economizadora de energia, que poupa até 80% de energia.  A cor das paredes e do mobiliário também tem de ser tida em consideração. Quanto mais escura for a cor do mobiliário, mais cor ele absorve.

Criamos uma aparência de luz básica através da iluminação geral, tal como a iluminação do teto. O candelabro convencional é frequentemente substituído por pingentes ou candelabros de barra. Deve haver uma iluminação fraca numa sala de estar, que será apreciada quando se vê televisão. Não quer arruinar a sua visão. Para a leitura, utilizará um candeeiro de chão. Uma lâmpada com regulação de fluxo luminoso é ideal, pois cabe-lhe a si ajustar a luminosidade da lâmpada. Iluminações de secretária e de chão com focos giratórios ou inclináveis, assim como iluminações com braço flexível criam uma iluminação flexível. As iluminações individuais devem ser equipadas com um interruptor. Deseja que a sua sala de estar seja ainda mais acolhedora? Podem optar por uma iluminação com regulação de fluxo luminoso.

 

 

Iluminação da cozinha

Temos tendência para ligar a iluminação na cozinha muito frequentemente e normalmente deixamos a iluminação ligada durante muito tempo, por isso recomendamos a utilização de díodos LED economizadores de energia, que poupam não só tempo, mas também podem alterar a cor do fluxo luminoso. A intensidade recomendada para o local com um aparelho de cozinha é de cerca de 35 W/m2.  Por favor, assegure-se de que o cozinheiro que trabalha na cozinha não escurece a iluminação do teto com o seu corpo. Para além de uma iluminação de teto central, é também aconselhável instalar as iluminações em armários, que iluminam perfeitamente um espaço de trabalho numa cozinha. Os tubos fluorescentes são muito adequados para isso. Acima de uma mesa de jantar, recomendamos a colocação de uma iluminação suspensa com altura ajustável. Certifique-se que escolhe a iluminação em relação ao tamanho e forma da mesa. Idealmente, a iluminação deve estar cerca de 60 cm acima da mesa e um pouco acima da altura dos olhos da pessoa sentada.
 
 
 
 
 
 
Iluminação dos quartos

Não devemos esquecer os quartos. Hoje em dia os quartos já não são apenas para dormir e é por isso que a iluminação deve ser escolhida em conformidade. No entanto, se apenas dormir no seu quarto, basta uma iluminação central com dois candeeiros nas mesinhas de cabeceira. A quantidade necessária de luz em 1m2 é de 15-20 W. Se tiver roupeiros no quarto, instale focos à distância de 50 cm do roupeiro para que os focos brilhem no interior. Todos irão certamente apreciar a possibilidade de desligar/ligar a iluminação diretamente da cama. As iluminações com controlo remoto permitem fazer isso. A iluminação dispersa e suave é vista como agradável. 
 
 

 

Iluminações de casa de banho e de WC
 

Existem regulamentos rigorosos para as iluminações das casas de banho porque a eletricidade e a água podem facilmente criar uma mistura mortífera. Esta norma estabelece que as iluminações devem ser colocadas a pelo menos 60 cm da banheira ou de um recinto de duche e devem também estar equipadas com pelo menos a classificação IP 44. Para iluminações mais distantes, a classificação IP 23 é suficiente. A iluminação principal necessária numa casa de banho é fornecida por iluminações de teto ou de parede. Podem ser instaladas iluminações adicionais em ambos os lados de um espelho. A iluminação proporciona uma boa imagem de espelho sem quaisquer sombras. A intensidade da iluminação deve ser de pelo menos 300 lx.
 
 
 

 

Iluminações para quartos de crianças

Não é tão fácil de iluminar um quarto de crianças como parece. É um lugar, onde as crianças brincam, dormem e estudam. Cada uma destas atividades requer a sua própria iluminação. As iluminações num quarto de criança mudam à medida que a utilização do quarto muda em função da idade da criança. A iluminação geral é importante. As iluminações suspensas são adequadas. Colocar um candeeiro ao lado de uma cama e sobre uma secretária. Quem é destro deve ter um candeeiro à esquerda e quem é esquerdino deve ter um candeeiro à direita. Para os entusiastas de computadores, o mais adequado é uma iluminação subtil e fraca por cima da secretária. As crianças mais pequenas têm medo do escuro, e é por isso que gostam de iluminações de orientação. Tais iluminações fornecem apenas luz subtil e têm um consumo de energia muito baixo, pelo que se pode deixar estas iluminações acesas durante toda a noite.
 
 
  
 
 
Iluminação dos corredores

Se o seu corredor for longo, opte por várias iluminações mais pequenas seguidas com um espaçamento regular. Uma vez que as pessoas costumam permanecer apenas por um curto período de tempo em tais espaços, é aconselhável utilizar uma lâmpada de halogéneo, que brilha instantaneamente.
 
 

 

Precisa de calcular a quantidade de iluminação de que necessita?
Lembre-se deste cálculo simples.
 
 
 
 
De que quantidade de iluminação necessito? = Área do piso das divisões x 10-15 W

Autor článku:

Pedro Produkťák, Překladači, Zákaznické_zahraničí

Pergunte qualquer coisa

Amélia

Vamos ajudá-lo com a escolha e com problemas técnicos

308 802 876(Segunda a sexta, das 8h às 16h)

Pergunte

Produtos RELACIONADOS

Copyright © 1990-2021 Donoci, S.A., Todos os direitos reservados. Information om persondata håndtering. i